Prazo para cadastro eleitoral vai até 8 de maio

Eleitor tem mais dois meses para regularizar pendências ou pedir primeira via de título à Justiça Eleitoral

Prazo para cadastro eleitoral vai até 8 de maio
Foto: Reprodução TSE


Quem tem pendências com a Justiça Eleitoral ou quer alterar dados ou tirar a primeira via do título de eleitor para votar nas eleições municipais deste ano tem mais dois meses para realizar os procedimentos. O prazo do cadastro eleitoral vai até o dia 8 de maio. Com o prazo encerrado, o eleitor não poderá obter os serviços.

Além dos procedimentos de atualização de dados, o cidadão também pode conferir se o cadastro está regular, incluir a identidade de gênero e o nome social, consultar locais de votação e o número do título eleitoral, além de imprimir o documento.

Os serviços podem ser realizados de maneira virtual no site do TSE (https://www.tse.jus.br/#/). Caso seja necessário resolver a questão presencialmente, o sistema faz um alerta e indica o cartório eleitoral adequado para o procedimento.

Conforme divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente em janeiro e fevereiro deste ano, 895 mil pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o primeiro título de eleitor. Além disso, cerca de 736,2 mil eleitores pediram para alterar seus dados cadastrais, como nome, endereço e local de votação. Outras 640,1 mil pessoas pediram para mudar a cidade ou o estado onde votam.

De acordo com as regras, os eleitores que não regularizam os títulos terão dificuldades com outros documentos e serviços públicos, como tirar documentos como passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade pública, obter empréstimos e assumir cargos públicos. Pela legislação, tem o título cancelado quem não vota em três eleições consecutivas, não paga a multa pela ausência ou não se justifica.