EM FEVEREIRO - Dom José Carlos deixa a Diocese de Divinópolis

Itaunense será nomeado como arcebispo metropolitano de Montes Claros

EM FEVEREIRO - Dom José Carlos deixa a Diocese de Divinópolis
Divulgação Diocese de Divinópolis


Uma notícia pegou os fiéis de surpresa na última quarta-feira, 14, quando a Diocese de Divinópolis divulgou a saída do atual bispo Dom José Carlos de Souza Campos, no cargo há oito anos e muito querido pela comunidade. Ainda no último dia 14, foi celebrada, na Catedral Diocesana, uma missa pela nomeação e transferência de Dom José Carlos para a Arquidiocese de Montes Claros.

Segundo as informações da Diocese, Dom José Carlos foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo metropolitano para a Arquidiocese de Montes Claros (MG), vacante desde 9 de dezembro de 2021, após Dom João Justino ser transferido para a Arquidiocese de Goiânia (GO). A posse está programada para 18 de fevereiro de 2023.

“Com essa transferência, a Diocese de Divinópolis se torna vacante, expressão oriunda do latim que significa trono vazio e que é usada pela Igreja para dizer que uma Sede Episcopal está sem o seu ocupante no governo pastoral. Neste período, a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico; ou por um administrador apostólico, um bispo nomeado pelo Papa”, explica a Diocese.

Entretanto, até o fechamento desta edição, o administrador ainda não havia sido escolhido.

Natural de Itaúna, Dom José Carlos tem 54 anos e foi empossado como bispo em 25 de maio de 2014, quando ocorreu sua Ordenação Episcopal e Posse Canônica, na Catedral do Divino Espírito Santo. O bispo é padre desde 1993, e durante boa parte de sua vida exerceu o magistério.