Preservação da Pedra Grande é discutida novamente em Igarapé

Preocupação ambiental com a área reúne parlamentares e comunidade interessada

Preservação da Pedra Grande é discutida novamente em Igarapé
Foto: Willian Dias/ALMG


A preocupação ambiental com a preservação da Pedra Grande reuniu parlamentares e ambientalistas mais uma vez. Ontem, sexta-feira, dia 15, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Igarapé.

A reunião, mobilizada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), teve como objetivo debater a importância da preservação da Pedra Grande e seu entorno como bem natural e cultural essencial para o equilíbrio ecológico da Serra Azul e região, além dos riscos de insegurança hídrica para a população, caso haja instalação de atividade minerária nas proximidades da área. As informações são de que, no dia 23 de fevereiro, mais uma atividade de mineração obteve licença ambiental para instalar empreendimento a cerca de 500 metros do parque, em Itatiaiuçu, gerando preocupação para a comunidade local. 

A região da Pedra Grande, divisa natural dos municípios de Mateus Leme, Igarapé e Itatiaiuçu, é caracterizada por espécies de Cerrado, Campo Rupestre e remanescentes de Mata Atlântica que abriga rica fauna e flora típica deste bioma, onde afloram nascentes dos mananciais que são fontes de abastecimento para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2023, o Poder Executivo determinou a ampliação provisória do tombamento cultural e ambiental do “Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande”.

A situação do Pico mobiliza os parlamentares desde o ano passado. Em agosto de 2023, a Câmara de Igarapé realizou audiência pública para debater a preservação do Pico, através de requerimento do vereador Norberto Leandro Marques da Silva. Na época, uma das principais questões era a preocupação da sociedade civil com a restrição de acesso à Pedra Grande imposta pela empresa Usiminas, que fechou o acesso da comunidade por dois meses até que uma liminar garantiu a reabertura. Ainda em agosto, a Assembleia Legislativa realizou visita à comunidade de Vieiras e à Pedra Grande.

Ainda no final de agosto, a Mineração Usiminas e a Prefeitura de Igarapé assinaram um Termo de Intenções com foco na estruturação de um programa de visitas à Pedra Grande, com foco em visitação turística de forma organizada e ambientalmente responsável. Desde então, estão sendo realizados estudos, acompanhamento e gerenciamento de ações para o programa.

Já no dia 7 de setembro de 2023, data que celebra a Independência do Brasil, toda a comunidade interessada participou de um ato simbólico de abraço à Pedra Grande. A ação, conforme divulgado na época, foi uma manifestação pacífica em prol da preservação do meio ambiente e em defesa do patrimônio histórico e cultural da região.