Dia D de vacinação alcança 300 pessoas na cidade

Governo de Minas apontou adesão histórica de 600 cidades mineiras, ampliando cobertura vacinal no estado

Dia D de vacinação alcança 300 pessoas na cidade
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu


Para ampliar o acesso à vacina e garantir a proteção da população, mais de 600 municípios mineiros promoveram, no dia 13 de abril, o Dia D de vacinação. Em Itatiaiuçu, a ação contou com a adesão de 300 pessoas, que se vacinaram contra a gripe (Influenza), além da atualização da caderneta de vacinação.

O dia foi marcado pela promoção da saúde e também acesso ao lazer e cultura, com rua de lazer, distribuição de pipocas, picolés e algodão-doce para as crianças e feira ao ar livre. Além da vacina contra a gripe, foram aplicados os imunizantes incluídos no Calendário Nacional de Vacinação, do Sistema Único de Saúde (SUS), como covid-19, poliomielite, febre amarela, tétano, hepatite, papilomavírus humano (HPV).

Repercussão

A Secretária adjunta da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Poliana Cardoso Lopes, comemorou o envolvimento de diversos setores da sociedade que trabalharam de forma alinhada, realizando ações de vacinação em locais de grande circulação de pessoas e no ambiente escolar. 

“Mais de 600 municípios mineiros estão fazendo ações para atualizar os cartões de vacinação da população. As nossas Unidades Regionais se mobilizaram para levar as vacinas para mais perto de onde a população está e assim conseguirmos ampliar a cobertura vacinal. Neste período, em especial, estamos reforçando a prevenção contra a gripe”, reforçou Poliana Cardoso.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe vai até 31 de maio e a expectativa é que mais de 8,7 milhões de mineiros, que estão entre os grupos prioritários, sejam imunizados em todas as regiões. Em Itatiaiuçu, conforme dados da SES, a estimativa populacional para a campanha é de 4.734 pessoas.

A campanha será realizada com a priorização da população para a vacinação, sendo: crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes e puérperas; trabalhadores de saúde; povos indígenas; quilombolas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.