Projeto leva saúde e bem-estar aos profissionais

Iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com o Inpar oferece diferentes serviços voltados aos trabalhadores da Saúde

Projeto leva saúde e bem-estar aos profissionais
Foto: Divulgação Secretaria de Saúde


O trabalho do cuidado é um trabalho sem descanso, sem tempo e sem hora. Diariamente, médicos, enfermeiros e demais profissionais estão envolvidos no atendimento de saúde, se preocupando com o bem-estar da população e, na maioria das vezes, se esquecendo do autocuidado. 

Foi a partir desse ponto de vista que a Secretaria de Saúde visou a criação do projeto “Cuidar de quem cuida”, que objetiva levar aos profissionais de saúde o cuidado que eles levam à toda a população. O projeto foi idealizado pela Secretária de Saúde, Edinelle Vieira, que, em conversa com a reportagem, explicou que a atividade do profissional de saúde é atravessada por diversos desafios e deu como exemplo a pandemia da covid-19, que, em um momento de incertezas e medo, exigiu o recolhimento de toda a população, exceto da área da saúde, que ficou na linha de frente na batalha contra o vírus e, portanto, com maior risco de infecção devido à própria função que desempenhavam na sociedade.

A proposta do projeto é oferecer cuidados aos profissionais em parceria com o Instituto Inpar, que abraçou o projeto, oferecendo equoterapia, terapia, pilates, fisioterapia, serviços de massagem e hidromassagem, spa dos pés, entre outros atendimentos que visam o bem-estar e relaxamento pessoal. 

E, de acordo com a Secretária, o projeto já começou com a adesão de 100% da Atenção Primária, que foi o primeiro grupo a receber o serviço, na quarta-feira, 17 de abril. Mais do que promover o bem-estar desse público, o projeto visa a qualidade de trabalho, visto que, ao oferecer cuidados, o retorno é para a sociedade. Segundo contou Edinelle, o projeto foi recebido com empolgação e satisfação pelos profissionais, reconhecendo a importância da iniciativa.

As atividades serão disponibilizadas continuamente para todos os profissionais da área da saúde e podem ser realizadas até duas vezes por semana. A Secretaria de Saúde realiza as inscrições juntamente com os profissionais, que podem escolher de qual atividade desejam participar.