POLÊMICA - Câmara aprova pedido de CPI contra Henrique Samuel

POLÊMICA - Câmara aprova pedido de CPI contra Henrique Samuel


A polêmica envolvendo o vereador Henrique Samuel (MDB), acusado de assédio sexual em 9 de novembro de 2023, voltou a ser pauta na Câmara. Na última reunião, realizada na quarta-feira, dia 28, foi aprovado em turno único a Representação por quebra de decoro parlamentar cumulada com pedido de instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigação dos atos praticados pelo vereador. 

Em dezembro, os vereadores haviam rejeitado por unanimidade o pedido de cassação do vereador por considerarem as informações relacionadas ao caso divergentes e sem convencimento. 

Nesta última representação, o pedido de cassação foi aprovado. Foram favoráveis à Representação os vereadores Antônio Zito, Delci Fio, Roberto e Vinícius Rosa. Foram contrários os vereadores Henrique Samuel, Moisés, Nélio e Wanderson. Com o empate de 4x4, coube à presidente Adriana Camargos participar da votação, sendo favorável à representação, totalizando 5x4.

Durante a reunião, foi realizada a instituição da comissão processante, que contará com a atuação de três membros titulares e seus suplentes, decididos por meio de sorteio. A comissão será presidida por Roberto Carlos (presidente), Delci Lucas e Nélio Chaves (relatores), além dos suplentes Moises da Cunha, Ronaldo Simões e Antônio Zito.

As informações apuradas pela FOLHA são de que o vereador acusado pedirá a nulidade da ação, visto que não há fato novo e que o mérito já havia sido apreciado.