Nova estratégia contra a Covid-19

Crianças de até 5 anos e grupos prioritários estão incluídos no calendário nacional de vacinação

Nova estratégia contra a Covid-19
Foto: José Cruz/ Agência Brasil


Com mais um ano começando, é importante se atentar ao calendário de vacinação e manter a imunização atualizada para prevenir e reduzir a disseminação de doenças graves ou fatais. Poliomielite, febre amarela, tétano, hepatite, papilomavírus humano (HPV) e gripe são algumas das doenças com vacinas já disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, a partir de 2024, a vacinação contra a Covid-19 de crianças também está incluída no Calendário. 

Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, o imunizante contra o coronavírus será aplicado em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, o Ministério também passa a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários e de risco, independentemente do número de doses prévias recebidas. 

A recomendação é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e terceira dose aos nove meses. No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira. Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a Covid-19, não precisam de doses adicionais no momento.

Já nos grupos prioritários, o intervalo será de seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Para os demais públicos, o intervalo será anual, que incluem pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

A imunização atualizada protege não apenas quem recebe a dose da vacina, mas também grupos que não podem ser imunizados. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferece gratuitamente 49 imunobiológicos: 32 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas, indicadas no calendário de imunização e para grupos em condições clínicas especiais.

As outras vacinas oferecidas rotineiramente pelo SUS no calendário são: BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada; Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre amarela; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP; Hepatite A; Varicela; Difteria e tétano adulto (dT); Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente; dTpa; Influenza (ofertada durante Campanha anual) e Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23).