MESA DA CÂMARA - Adriana, a nova presidente

Nélio Chaves é o vice e Wanderson o secretário. Negociações em Plenário antes da votação deixaram Delci e Vinícius de fora

MESA DA CÂMARA - Adriana, a nova presidente
Divulgação Instagram


Foi definida na última quarta-feira, 14, durante reunião na Câmara, a nova composição da Mesa Diretora do Legislativo, que vai comandar a Casa no segundo biênio desta 15ª Legislatura, entre 2023 e 2024.

Com 7 votos a 1 (com ausência do vereador Moisés Cunha), Adriana Camargos, atualmente vice-presidente da Mesa, foi eleita para gerir a Câmara nos próximos dois anos, tendo como vice-presidente Nélio Chaves (atual presidente) e Wanderson da Ambulância como secretário – ambos eleitos com sete votos e uma abstenção. Henrique Samuel recebeu um voto para presidente.

Realizada através de votação nominal, a escolha da Mesa contou com mudanças na última hora e, antes da escolha dos vereadores, a reunião foi paralisada por 15 minutos para deliberações e acertos entre os edis. Segundo informações recebidas pela reportagem, acordos feitos anteriormente foram quebrados neste momento. O prefeito e o vice-prefeito, Adélcio Morais e Romer Soares, estiveram na Câmara para conversar com os vereadores momentos antes da eleição. O motivo da visita do prefeito e do vice seria tentar eleger Wanderson como vice-presidente da Casa, mas a tentativa teria sido frustrada e precisou ser alterada em Plenário, visto que Adriana e Nélio teriam acordo para se alternar no comando da Mesa, já há dois anos, quando a vereadora teria apoiado a eleição de Nélio como presidente sob o compromisso dele fazer o mesmo agora, sendo o vice dela – o que teria sido mantido pelos dois e levado às modificações.  

Porém, ainda conforme as informações, a cadeira de vice-presidente teria sido prometida pelo Executivo a Delci Fio há algum tempo e o vereador estaria contando com o acordo com a administração municipal. Diante disso, Delci teria se alterado e chegou a ser acalmado pelos colegas dentro do banheiro, mas, mesmo sob protestos, teria sido convencido pela administração municipal a aderir ao novo acordo (com Adriana e Nélio na presidência) e abrir mão do posto de vice. Entretanto sua insatisfação se manifestou em sua votação.

Mantendo o voto em Adriana para presidente e em Nélio, aparentemente contrariado, para vice, Delci quebrou o protocolo, agradeceu a Henrique no momento de votar, alegando que “deve favores a ele”, e em seguida escolheu o colega para secretário. O que foi interpretado como protesto, já que Henrique é da oposição e também tentava o posto de presidente.

Quem também teria sido excluído das negociações foi Vinícius Rosa, então secretário da Mesa, que teria perdido a confiança da administração municipal e até mesmo entre os edis, por “fazer acordos com todo mundo”, sem se aliar a ninguém. Assim, também demonstrando insatisfação, Vinícius votou em Adriana como presidente, mas se absteve para a escolha do vice e do secretário. E dessa forma a votação foi encerrada.