HOMENAGEM NEGADA - Câmara rejeita título de Cidadão do Bem ao ex-prefeito Wagner Chaves

Deliberação de cada título foi realizada de forma individualizada. Decreto foi rejeitado por 5x4. Justificativa foi o processo e a condenação do político na Justiça

HOMENAGEM NEGADA - Câmara rejeita título de Cidadão do Bem ao ex-prefeito Wagner Chaves


Os vereadores de Itatiaiuçu vetaram, na última reunião ordinária, realizada no dia 16 de novembro, o título de Cidadão do Bem que seria concedido ao ex-prefeito Wagner Mendonça Chaves. O decreto, de autoria do vereador Henrique Samuel, foi rejeitado por 5x4, tendo votação desempatada pela presidente da Câmara, Adriana Camargos. Votaram a favor: Nélio Chaves, Wanderson, Vinícius e Henrique Samuel. Votaram contra: Delci Lucas, Roberto, Moisés Cunha e Antônio (Zito).

Deliberação individualizada 

As indicações para a entrega dos diplomas de “Cidadão do Bem” e “Cidadão Honorário”, concedidas pelo Legislativo, foram apresentadas no dia 8 de novembro, quando foram criadas as comissões especiais para examinar e emitir os pareceres conclusivos sobre a indicação realizada. 

Os títulos são concedidos às pessoas que tenham se destacado pela prestação de serviços relevantes à comunidade itatiaiuçuense, independente se são nascidas ou não no município, com trabalhos reconhecidos pelo povo, como atividades sociais e atos pessoais no cumprimento do dever comunitário, ou que elevem o nome do município nacional ou internacionalmente. 

Assim cada edil teve a oportunidade de indicar aquele em que se acreditava merecer tal título. Foram 19 homenageados para o diploma de “Cidadão do Bem” e outros seis para o diploma de “Cidadão Honorário”, no entanto apenas a indicação do vereador Henrique Samuel ao ex-prefeito da cidade foi rejeitada. Todas as outras indicações foram aprovadas por unanimidade.

Wagner Mendonça Chaves esteve à frente da Prefeitura de Itatiaiuçu por dois mandatos seguidos, entre os anos de 2005 e 2012. As conversas nos bastidores e corredores do Legislativo são de que o título foi rejeitado em razão de sua condenação na Justiça, em processo que ainda tramita em Brasília, por contratações irregulares, que o tornou, inclusive, inelegível.

Os indicados à “Cidadão do Bem” são: Miguel Arcanjo de Paula, Wagner Mendonça Chaves (rejeitado), Cézar dos Santos Correa, Anderson Ferreira da Silva, Pastor Sidney Souza da Silva, Jove Olina de Oliveira, Siguimair de Jesus Silva, Geraldo José da Silva, Geralda Aparecida Otone, Cleusa Aparecida Resende, Padre Euclides, maestro Júlio César Mendonça Chaves, Cláudio Marzo Parreiras Silva, Sr. Bruno Brandão Alves e Souza, Sra. Gleice Aparecida Ferreira Rodrigues da Silva, Farid Júnior Nunes da Silva, Matheus Pedrosa Queiroz, Kássio Fonseca Ferreira e Geraldo Custódio da Silva.

Já para o título de “Cidadão Honorário”, considerada honraria máxima, são: Deputado Estadual João Vitor Xavier Faustino, Pároco Padre Charley Marcelino Silva, Padre Guilherme da Silveira Machado, Delegado de Polícia Civil Dr. Leonardo Moreira Pio, inspetora de Polícia Civil Sirley de Freitas Santos e Dr. Daniel Aragão Valle.