Inscrições continuam abertas para programa de formação

Iniciativa foi lançada em Itatiaiuçu, que possui mais de 130 inscritos, em Barra Mansa e em Sabará

Inscrições continuam abertas para programa de formação
Foto: Reprodução/Fundação ArcelorMittal

Educadores de Itatiaiuçu ainda podem participar da formação especial na abordagem STEAM ao longo de 2024, promovida pela Fundação ArcelorMittal. Desde março, o programa de Formação de Educadores está com as inscrições abertas e, conforme divulgado pela Fundação, Itatiaiuçu já tem mais de 130 inscritos. A iniciativa é destinada aos profissionais da Educação que atuam na cidade, residentes ou não, de forma remota e presencial. As inscrições podem ser realizadas pelo site: https://www.ligasteam.com.br.

A formação é uma das estratégias de ampliação da Liga STEAM, que visa aprofundar o conceito e as práticas STEAM nas salas de aula, que integra as áreas dos ensinos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. De acordo com a empresa, a metodologia busca desenvolver o protagonismo e a autonomia dos estudantes na construção de conhecimentos por meio da investigação e no desenho de soluções para demandas reais.

Em 2022 e 2023, os dois primeiros anos da iniciativa, um total de 2.716 educadores se inscreveram para receber a formação em sete cidades brasileiras: Contagem, Itaúna e João Monlevade (MG), Piracicaba (SP), Serra (ES), Resende (RJ) e São Francisco do Sul (SC). As escolas participantes foram premiadas em 2023, incluindo Itatiaiuçu que recebeu reconhecimento pela atuação com a educação e firmou parceria com o programa (foto).

Prêmio nacional

A Fundação ArcelorMittal lançou o Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, iniciativa aberta a todas as escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do território brasileiro.

Com o tema, “Justiça climática”, a premiação tem o objetivo de fomentar a adoção da abordagem STEAM nas escolas públicas brasileiras. O prêmio é promovido pela Fundação ArcelorMittal e, desde 2023, é realizado em aliança social com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional.

Professores que se inscreverem receberão informações para desenvolver projetos com seus alunos dentro do tema do prêmio e os projetos vencedores receberão premiação em dinheiro. O edital já está disponível e as inscrições ficam abertas até o dia 13 de junho, por meio do link. https://premio.ligasteam.net.br/. 

Podem se inscrever professores e professoras da Educação Infantil (na faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses), do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais. As 500 primeiras inscrições em cada categoria receberão um kit de prototipação para a realização de atividades de sensibilização de alunos com relação à abordagem STEAM.