Saldo negativo no primeiro trimestre

Saldo negativo no primeiro trimestre
Foto: Reprodução Caged


Itatiaiuçu encerrou o primeiro trimestre de 2024 com mais demissões do que contratações, além de saldo negativo em cada um dos três primeiros meses do ano. No total, foi registrado saldo de -129, ou seja, 723 contratações e 852 desligamentos. Esse é o sétimo mês consecutivo que a cidade registra saldo negativo.

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pelo Governo Federal, referentes ao mês de março, o município teve 261 admissões e 295 desligamentos, resultando em saldo de -34.

Apesar do número ser inferior ao registrado no mês de fevereiro, em que teve saldo de -66, e de janeiro, com -29, o número de pessoas com trabalho formal registrado na carteira de trabalho é inferior ao total de 2023 e vem diminuindo a cada mês. 

Conforme última atualização do Caged, o município registra atualmente 5.699 pessoas trabalhando com a carteira assinada, enquanto o ano anterior terminou com 5.828. Em janeiro de 2024, já havia reduzido, quando somavam 5.799 trabalhadores formais; e em fevereiro deste ano, 5.733 pessoas registradas.

Piora no cenário

Em comparação com o mesmo período de 2023, é possível apontar que o cenário não melhorou, visto que, em março do ano anterior, a cidade também contabilizou um saldo negativo de -69. 

Em relação ao primeiro trimestre deste ano e o de 2023, é possível apontar que houve uma piora no cenário, já que no primeiro trimestre de 2023 foram criadas 31 novas vagas; e, no primeiro trimestre deste ano, houve uma perda de 129 vagas. 

Em relação aos setores nos últimos três meses, os únicos em que houve crescimento do emprego formal foi em Indústria, com 17 novas vagas, e Agropecuária, com 1 vaga. As outras áreas tiveram saldo negativo, sendo Construção (-119), Comércio (-5) e Serviços (-23).

Setores

Em relação ao setor, as únicas áreas em que houve saldo negativo em março de 2024 foram: Construção, com 72 demissões a mais; e Comércio, com 6 demissões a mais. As outras áreas tiveram saldo positivo, sendo a Agropecuária (+4); a Indústria (+36); e os Serviços (+4).

Em relação à formação dos trabalhadores, o saldo registra que a maioria dos demitidos tem Fundamental Incompleto (-35) e Fundamental Completo (-35); Ensino Médio Incompleto (-4). Médio Completo teve saldo de +37; Superior Incompleto (+3). 

Já em relação ao gênero, os números mostram que o saldo foi negativo para os homens (-48) e positivo para as mulheres (+14). Em contrapartida, o número de admissões é maior no grupo dos homens (+199) do que o das mulheres (+62) e também de demissões, com 247 para o grupo de homens e 48 para as mulheres. Ou seja, o número de homens demitidos é maior, visto que também são os mais contratados na cidade.