PM fiscaliza atividades em lava-jato

PM fiscaliza atividades em lava-jato


No último sábado, 11, a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima de que haveria uma empresa operando atividades potencialmente poluidoras e degradadoras do meio ambiente.

Conforme ocorrência, um estabelecimento com atividades de lava-jato tem utilizado, em via pública, todos os dias da semana, produtos químicos para a limpeza de veículos. Diante disso, a equipe foi até o local, denominado Lava Jato Zé Maria, que fica na zona rural de Canjicas, na Rodovia MG-431. 

Durante a fiscalização, foi constatado a atividade de lavagem de veículos, com utilização de uma rampa e emprego de produtos químicos característicos da atividade e que há um sistema de tratamento dos fluentes provenientes da lavagem que são lançados diretamente no solo, escoando até um pequeno poço escavado ao lado do empreendimento. 

Conforme ocorrência, durante a fiscalização, não foi apresentado laudo técnico com a comprovação da eficiência do sistema de tratamento efluentes provenientes da atividade. O proprietário afirmou que a lama que é retirada do local de lavagem e armazenada no local é recolhida com uso de veículos e encaminhada para reaproveitamento em unidade de tratamento de minério de ferro, porém o comprovante de destinação não foi apresentado. Os demais documentos necessários foram apresentados.