Foram mais de 300 indicações em 2023

Reportagem da FOLHA levantou principais indicações dos vereadores Delci Lucas e Moisés da Cunha, que totalizam 68

Foram mais de 300  indicações em 2023


Conforme divulgado pela reportagem da FOLHA, a Câmara Municipal aprovou mais de 80 projetos legislativos no exercício parlamentar de 2023. Aprovações divididas em 70 leis ordinárias e 17 complementares, além de uma quantidade significativa de indicações.

As indicações são uma espécie de sugestão que o vereador faz ao Município, como na cobrança para a solução de problemas que afetam a população e sugestão de medidas de interesse público.

De acordo com o levantamento, foram 387 indicações, sejam elas individuais ou conjuntamente com dois ou mais vereadores. As indicações variam entre intervenções e obras nas vias públicas, como iluminação e asfalto; coleta de lixo e limpeza da cidade; rampas de acesso e faixas elevadas em alguns locais; entre outros.

Quais foram as indicações?

Como iniciado na última semana, a FOLHA vai destacar quais foram as principais indicações dos edis. Nesta edição, a reportagem destaca as indicações feitas pelos vereadores Delci Lucas e Moisés da Cunha

Em seguida, o vereador Moisés da Cunha fez um total de 33 indicações. Há sugestões de iluminar os principais monumentos e praças da cidade com as cores alusivas aos meses de prevenção de saúde; criação de programa “Terceira Idade em Atividade” para incentivar e a manutenção do idoso no mercado de trabalho; implantação de serviço de aconselhamento psicológico em regime de plantão virtual e presencial; e instituição de políticas de assistência à saúde de alunos com diabetes nas escolas municipais.

Uma outra solicitação foi referente à contratação de professores de informática e de auxiliares de biblioteca para as escolas e creches municipais. O vereador também sugeriu a realização de convênio com o ICISMEP, para ampliar os exames de ultrassonografia, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba e que o Município firmou parceria.

Também há sugestões acerca da Prefeitura se responsabilizar pela limpeza de terrenos sujos e descuidados, cobrando do proprietário a despesa, com inscrição em dívida ativa em caso de não pagamento; implementação de cartões de cesta básica, cartão construção e cartão da feira verde; distribuição de kits higiênicos com exclusividade o absorvente descartável nas escolas do município; e criação de políticas de fortalecimento de vínculos afetivos com a comunidade carente.