“Escolas em Concerto” de volta ao ambiente escolar

Grupo Metal Madeira leva projeto musical para a rede municipal

“Escolas em Concerto” de volta ao ambiente escolar
Foto: Divulgação/Grupo Metal Madeira


Alunos das escolas municipais terão a oportunidade de participar de Concertos Didáticos, realizados pelo grupo musical Metal Madeira, que inicia agora em maio mais uma edição do projeto “Escolas em Concerto”. 

A iniciativa tem o objetivo de promover a divulgação e o resgate da música brasileira e clássica, e contribuir para a formação cultural e o desenvolvimento da sensibilidade para as artes das crianças e adolescentes. Além de promover um circuito de apresentações musicais nas escolas municipais e despertar o interesse pela prática musical.

No ano de 2022, o grupo realizou diversas atividades nas principais instituições do município, como escolas e instituições comunitárias, sendo bem recebido pelo público e, então, fomentando a importância de um projeto para expandir essas atividades. Assim, em 2023, o grupo instituiu o projeto nas escolas com apoio da Secretaria de Educação e da Amisa, levando música para três instituições municipais. 

Neste ano, o projeto tem o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu.

Programação

Conforme divulgado pelo grupo, serão realizadas cinco apresentações no total, com quatro instituições beneficiadas. A edição de 2024 será inaugurada nesta segunda-feira, dia 6, para o público da ABRACI (Associação Beneficente Recebendo e Amparando Crianças), localizada no Bairro Pio XII. E na próxima segunda-feira, dia 13, às 20h, a atividade está marcada para acontecer na Instituição de Longa Permanência para Idosos Santa Luísa de Marillac. A apresentação será aberta para toda a população.

As escolas que vão receber o concerto são a Escola Municipal José Antônio Ferreira, da Ponta da Serra, no dia 17 de maio, com duas sessões; e a Escola Municipal João Marques Machado, no Bairro Robert Kennedy, no dia 14 de junho, com uma sessão.

Além das apresentações musicais, a proposta do projeto é promover uma conversa sobre os instrumentos utilizados, as peças musicais e os elementos básicos da teoria musical. O repertório é composto por compositores variados, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, João Pernambuco, Johann Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven. 

A iniciativa é uma oportunidade de incentivar e introduzir a prática musical, que pode ser acessada através das aulas e cursos que são realizados pela Corporação Musical Lira São Sebastião e professores locais. O grupo Metal Madeira, criado em 2022, é formado por Lúcio Guimarães (violão, arranjos e direção musical), Luiz Ribeiro (flauta) e Luciano Ribeiro (clarineta).