“Projeto Encontro” na cidade

“Projeto Encontro” na cidade
Foto: Divulgação Grupo Galpão


Itatiaiuçu recebe no próximo fim de semana o Projeto Encontro, desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nos dias 18 e 19, serão realizados eventos culturais e educativos, de forma gratuita, na Praça da Matriz. As atividades celebram os cinco anos da promulgação da Lei Mar de Lama Nunca Mais (Lei 23.291/ 2019), que visa reparar os danos causados pelo rompimento de barragens e prevenir novos crimes ambientais causados pelas mineradoras.

O Projeto Encontro tem como principal objetivo fortalecer as comunidades atingidas por barragens de rejeito construídas pelo método a montante e levar cidadania, educação, arte, cultura e serviços públicos gratuitos para regiões que, muitas vezes, não têm fácil acesso a esses recursos, ajudando a diminuir as desigualdades regionais e favorecer direitos básicos aos cidadãos.

Essa proposta foi contemplada via Plataforma Semente em cumprimento ao Termo de Compromisso que celebram o MPMG, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), e o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), em cumprimento ao Termo de Compromisso celebrado pelo Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAOMA).

Além de Itatiaiuçu, o projeto está sendo executado em Igarapé, Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e em Barão de Cocais e Mariana, na Região Central do Estado. 

Corrida sustentável

Entre as atividades, acontecerá a Corrida e Caminhada pelo Meio Ambiente, no domingo, 19, com início previsto para às 8h, na Praça da Matriz, com o objetivo de promover a conscientização ambiental. Conforme regulamento da atividade, poderão participar da corrida ou caminhada atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 14 anos, regularmente inscritos.

As inscrições serão gratuitas, até o dia 16 de maio, ou até completar o limite de 200 inscritos, e deverão ser realizadas pela Internet somente através do site www.rnsports.com.br. Os kits de participação, que contemplam número de peito, alfinetes, camiseta e sacola, serão entregues no sábado, dia 18, das 14h às 18h, na Praça da Matriz.

A atividade premiará os participantes que estiverem entre os cinco primeiros colocados na categoria geral e os três primeiros colocados nas categorias por idade. Além disso, todos atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, que estiverem regularmente inscritos e sem o descumprimento das regras, receberão medalhas de participação. O percurso da atividade estará disponível a partir do dia 16 de maio.

Kombi sustentável

Estão previstas também atividades socioambientais, culturais e educacionais, com o apoio de uma “representante” sustentável para prestar atendimentos pontuais às pessoas: uma kombi retrô customizada, que servirá de apoio ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e demais órgãos ligados à defesa do meio ambiente. 

Haverá apresentações artísticas, serviços à comunidade, ruas de lazer, espaço literário, serviços de saúde e bem-estar, entre outras ações que visam atender crianças, jovens, adultos e idosos. A programação completa ainda não foi divulgada.

Programação completa

Conforme programação divulgada, as atividades começam com a apresentação do Grupo Galpão, com a peça “De tempo somos”, que acontecerá no dia 18, às 20 horas, na Praça da Matriz.

No domingo, 19, além da corrida pelo meio ambiente, haverá zumba, forró, folia e congado, além de saúde e autocuidado, cinema, rua de brincar e palco de Hip Hop. Das 9h às 10h, o Festival de Basquete e Encontro da Guarda do Congo São Benedito de Itatiaiuçu e Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida de Santa Terezinha. Em seguida, às 10h, a população recebe uma roda de conversa e oficina de velas; e, às 14h, nova roda de conversa e oficina de tinta de terra, ambas em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD). 

Paralelo a essas atividades, às 10h30, haverá um aulão de zumba; e, às 11h30, Trio Forrozão. Continuando com a programação, às 13h, acontece a Rua de Brincar, com o Grupo Atrás do Pano; e, às 16h, Palco Hip Hop Conexões, com batalhas de MCs, grafite, DJ e pocket show.

Além disso, das 11h às 14h, contação de histórias Kombi Literária, promovida por Paula Mizael. Para finalizar as apresentações, às 17h, acontece o espetáculo “Música para Brincar”, com o grupo O Quintal da Guegé; e, das 18h às 20h, Cinema “Mussum Filmis” e Filme Projeto Moradores.

Durante todo o dia, das 9h às 16h, haverá serviços oferecido para toda a população, como atendimentos de saúde, meio ambiente e esporte; e ações do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, com distribuição de pipoca e algodão doce, corte de cabelo e trança.