Combate ao abuso e exploração sexual de crianças

Combate ao abuso e exploração sexual de crianças
Foto: PCMG / Divulgação


Além da campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito (Maio Amarelo), neste mês também é realizado a campanha do Maio Laranja, em combate à exploração e ao abuso sexual infantil no Brasil. Dia 18, próxima quinta-feira, é a data oficial da iniciativa, que tem o objetivo de dar visibilidade ao assunto. 

Cerca de 130 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados por dia. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, que analisou os números de crimes cometidos em 2021. Ou seja, 5 crianças a cada 1 hora são abusadas no Brasil.

Em 2022, a ONG Safernet registrou 96.423 denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil. O dado representa um aumento de 9% em relação ao ano anterior, quando a Central Nacional de Denúncias havia recebido 88.457 denúncias.

Ação em Minas Gerais

Para marcar a data, a Polícia Civil (PCMG) lançou a campanha Maio Laranja para intensificar as ações preventivas e educativas. Conforme divulgado pelo órgão, durante o mês, serão realizadas ações de conscientização com os jogadores dos principais clubes mineiros, envolvendo servidores da instituição e as torcidas, em Belo Horizonte.

Além disso, também serão promovidas rodas de conversa e palestras para crianças e adolescentes em escolas e projetos sociais da capital e da região metropolitana.

Durante os jogos do Campeonato Brasileiro, nos dias 20 e 28 de maio, a campanha “Todos contra a Pedofilia” irá abrir o evento, enquanto os mascotes dos clubes América, Atlético e Cruzeiro participam da campanha de doação de brinquedos, livros, roupas e sapatos para o Espaço Reviver Kids da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), onde as vítimas da capital recebem o acolhimento pela Polícia Civil. 

Com o objetivo de fortalecer o alerta para pais, responsáveis e toda sociedade, a PCMG reforça a divulgação da cartilha “Violar os Direitos da Criança e do Adolescente é crime. Denuncie.”, que traz informações sobre os tipos de violência contra esse público e maneiras de identificação dos crimes. O material está disponível em https://www.policiacivil.mg.gov.br/pagina/servico-cartilhas-pcmg.