CAGED - Ano começa com saldo negativo

CAGED - Ano começa com saldo negativo
Foto: Reprodução CAGED


Itatiaiuçu começou o ano no negativo. É o que mostra o primeiro balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do ano de 2024, divulgado ontem, sexta-feira, dia 15, referente ao mês de janeiro. Os dados mostram que foram realizadas 219 admissões e 247 desligamentos, resultando em saldo negativo de -28.

Boletim dos últimos anos

Apesar desse resultado, o mês de janeiro mostra que o município evoluiu em comparação com janeiro de 2023. Os dados do Caged do mesmo período no ano anterior registraram cenário negativo, com 46 demissões a mais do que contratações. Ou seja, o número de demissões foi menor. 

No entanto, nos últimos 5 anos, o único que começou o ano com saldo positivo foi o de 2022. Nesse período, a cidade registrou 26 novas vagas; em janeiro de 2021 o saldo foi negativo, com -1; e, em janeiro de 2020 o município não criou novas vagas, com a mesma quantidade de pessoas contratadas e demitidas.

Já em relação a todos os meses de 2023, Itatiaiuçu fechou no negativo em Itatiaiuçu. Considerando os 12 meses, a cidade teve 3.329 admissões e 3.461 demissões, totalizando 132 demissões a mais e gerando um estoque de 4.352 pessoas com empregos formais na cidade.

Setores

Em todos os setores, o saldo foi negativo, exceto no setor de Construção, que registrou saldo de +3. Os outros foram: Agropecuária (-2); Indústria (-6); Serviços (-23). No mesmo período do ano anterior, 

Em relação à formação dos trabalhadores, o saldo registra que a maioria dos demitidos tem Ensino Médio Completo (-26); seguido de Fundamental Incompleto (-11); Superior Completo (-2); Superior Incompleto (-1); Analfabeto (-1) e Médio Incompleto (-1). Trabalhadores com Fundamental Completo tiveram mais admissões do que demissões, com saldo de +14. 

Em relação ao gênero, os números mostram que mais homens foram contratados do que mulheres, com uma diferença de 181 para 38, porém a maioria das demissões também foi para esse grupo, com 198 demitidos contra 49 mulheres demitidas, gerando saldo de -17 para homens e -11 para mulheres.

Comparação regional

Já em relação aos municípios da região, São Joaquim de Bicas se destacou positivamente, com um total de 214 novas vagas criadas. Itaguara e Oliveira também tiveram saldo positivo, com +39 e +8, respectivamente. Brumadinho e Igarapé com saldo negativo, com -25 e -21, respectivamente. Já em Itaúna e Rio Manso o saldo foi neutro, com a mesma quantidade de pessoas contratadas e demitidas.