Obras das Estações Elevatórias em andamento

Através das redes sociais, administração divulgou o andamento das três estações elevatórias de esgoto, em Santa Terezinha, Pinheiros e Centro, que são a segunda etapa para o tratamento do esgoto em Itatiaiuçu

Obras das Estações Elevatórias em andamento
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu
Obras das Estações Elevatórias em andamento
Obras das Estações Elevatórias em andamento


A Prefeitura divulgou, através das redes sociais oficiais, o andamento das obras da Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), que estão sendo construídas em Santa Teresinha, Pinheiros e centro de Itatiaiuçu. 

O tratamento do esgoto doméstico na área urbana de Itatiaiuçu começou a ser executado em 2018, tendo diversas intervenções necessárias para a destinação adequada do esgoto de toda a cidade. Até o momento, foi realizada a fase inicial, etapa que foi concluída em 2020, que consistiu na interceptação do esgoto e retiradas dos dejetos do Rio Veloso na extensão do córrego ao longo do município, impedindo que as águas do esgoto chegassem ao rio. 

As estações fazem parte da segunda etapa do tratamento de esgoto doméstico, onde são projetadas para bombear o esgoto que chega até elas, garantindo o fluxo adequado do líquido. Já a etapa final será a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que é a unidade onde os dejetos serão direcionados para purificação e devolução das águas limpas ao rio. 

Em julho de 2023, foi anunciada a contratação de empresa para a construção da ETE pelo valor de R$ 31.588.620,78, que será construído nas margens do Córrego Vermelho próximo à rodovia BR-381. No início de março deste ano, a administração realizou a aberta dos envelopes das empresas habilitadas para a contração e a expectativa é que em breve seja formalizado contratação com a empresa vencedora da licitação. 

A obra tem sido aguardada por toda a população, visto que o tratamento do esgoto reduz os impactos ambientais ao garantir que os resíduos retornem à natureza e se decomponham sem contaminar o solo ou as águas, contribuindo consequentemente para a saúde da cidade e proteção ambiental.