Brasil tem o maior número de casos de dengue

País registrou 2,9 milhões de confirmações, 256 delas foram em Itatiaiuçu

Brasil tem o maior número de casos de dengue
Foto: Painel Dengue/SES


O ano de 2023 finaliza com o Brasil sendo o país com o maior número de casos de dengue no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país registrou 2,9 milhões de casos entre janeiro e dezembro. 

Esses números mostram um aumento recorde no número de casos na América do Sul e a OMS avalia o cenário como de risco elevado a nível mundial, devido ao crescente risco de transmissão e ao aumento de casos e mortes.

Segundo painel da Secretaria de Saúde (SES), com dados atualizados no dia 26 de dezembro, Minas Gerais registrou 308.384 casos confirmados de dengue e 193 óbitos. Em relação à Chikungunya, são 77.516 casos confirmados e 43 óbitos. Os números de Zika vírus foram menores, com 36 casos e nenhum óbito registrado.

Aumento de mais de 2000% em Itatiaiuçu

Em Itatiaiuçu foram registrados 256 casos confirmados de dengue, com aumento de 2 novos casos no mês de dezembro; 2 registros de Chikungunya e nenhum de Zika vírus. 

Os dados da SES mostram que em 2022 foram registrados apenas 11 casos de dengue, ou seja, finalizado o último mês do ano, é possível apontar que o município registrou algo que não se observava há alguns anos. O percentual de casos de dengue aumentou 2227% neste ano em comparação com 2022. 

Além disso, esse aumento não foi gradual. Os números começaram a aparecer no início do ano, como em abril quando havia 9 casos confirmados, mas dispararam nos meses seguintes, com registro de 193 casos já em junho.

Dentre os principais fatores que contribuem com os números alarmantes, a OMS aponta o aumento das temperaturas causado por fenômenos climáticos e a fragilidade dos sistemas de saúde após a pandemia de Covid-19. Diante desse cenário, é necessário eliminar locais de acúmulo de água parada para impedir a reprodução do Aedes Aegypti.  

Vacina no SUS

No dia 21 de dezembro, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a pasta, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A fabricante da vacina estima entregar mais de 5 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024. 

A recomendação é que o imunizante seja distribuído inicialmente para localidades e públicos prioritários a serem definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), considerando regiões de maior incidência e faixas etárias de maior risco para agravamento da doença.