Aplicativo do governo bloqueia aparelhos roubados

Aplicativo do governo bloqueia aparelhos roubados
Foto: Reprodução Agência Brasil


Em 2022, Minas Gerais registrou 53.629 ocorrências de roubo e furtos de celulares, o quarto estado com maior número de ocorrências. São Paulo lidera a lista com 346.518 casos; seguido da Bahia, com 83.433 ocorrências; e Pará, com 58.662 ocorrências. 

Pensando em diminuir o número de ocorrência desses crimes no país, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, no final de dezembro, o aplicativo Projeto Celular Seguro, que permite que vítimas de furto e roubo de celulares possam bloquear o aparelho e o aplicativo digital.

Com apenas duas semanas de lançamento, a ferramenta registrou um milhão de usuários no dia 1° de janeiro e mais de 750 mil dispositivos móveis vinculados, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em apenas três dias de inauguração, a ferramenta já havia ultrapassado 500 mil cadastros, mostrando a eficiência da ferramenta e confiança das pessoas nas ações do aplicativo.

O aplicativo é gratuito e pode ser acessado com a mesma conta utilizada no gov.br. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar outras, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

O aviso de bloqueio será encaminhado ao Ministério da Justiça, que irá enviar a notificação aos parceiros envolvidos que aderiram ao projeto e farão o bloqueio das contas.

As diretrizes completas podem ser acessadas em https://www.gov.br/pt-br/apps/celular-seguro-br.