SUS - Três novos medicamentos para tratamento de HIV

SUS - Três novos medicamentos para tratamento de HIV
Foto: Imagem Ilustrativa/Freepik


Com o objetivo de proporcionar maior adesão ao tratamento e melhoria na qualidade de vida dos pacientes que vivem com HIV, o Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) três novos medicamentos.

Conforme divulgado no Diário Oficial da União, os retrovirais que passam a fazer parte da lista são: Darunavir 800 mg, Dolutegravir 5 mg e Raltegravir 100 mg (granulado). O Ministério tem até 180 dias para efetivar a oferta dos fármacos, isto é, até o final de 2023.

Conforme divulgado pelo Ministério, o tratamento adequado ajuda a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzindo o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

O Darunavir 800 mg é destinado a pacientes vivendo com HIV, em falha virológica ao esquema de primeira linha (primeiros medicamentos usados) e sem mutações que indiquem resistência ao fármaco.

O Dolutegravir 5 mg é indicado como tratamento complementar ou substituto em crianças de dois meses a seis anos de idade. O medicamento se apresenta em forma de comprimidos dispersíveis.

Já o Raltengravir 100mg, granulado, está indicado para profilaxia da transmissão vertical em crianças com alto risco de exposição ao HIV. Considera-se de alto risco todas as crianças nascidas de mães que vivem com HIV e devem receber antirretroviral (ARV) como medida profilática para transmissão vertical.