Carteira de identificação chega em 83% dos municípios

Carteira de identificação chega em 83% dos municípios
Foto: Secretaria de Saúde - MG


No mês em que se comemora a Conscientização sobre o Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, o documento gratuito emitido pelo Governo de Minas alcançou a marca histórica de 83% dos municípios atingidos, beneficiando e garantindo a cidadania de cerca de 22.633 mil pessoas.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), estabelecido por meio da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Autista (TEA), é o documento que contém informações de identificação da pessoa que possui o transtorno, como o contato de emergência, e caso tenha, informações do representante legal/cuidador para trazer mais segurança e autonomia para os beneficiários do serviço.

O documento facilita a identificação da pessoa com TEA, propiciando mais agilidade e cuidado no acesso à serviços públicos e privados de saúde, educação e assistência social. No total, cerca de 727 municípios aderiram ao documento, incluindo Itatiaiuçu, que realizou a entrega das primeiras carteiras em setembro de 2023.

O Ciptea pode ser solicitado de forma fácil e rápida pela internet, pelo canal digital cidadao.mg.gov.br ou pelo MG App. Também é possível solicitar o documento, presencialmente, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado. Mais informações sobre a emissão em https://www.mg.gov.br/servico/obter-carteira-de-identificacao-da-pessoa-com-transtorno-do-espectro-autista-ciptea.

Abril azul

O mês de conscientização Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reconhecer os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA, suas habilidades, contribuições e necessidades específicas.