PROJETO APROVADO - Município terá semana de conscientização de tratamento de câncer e doenças raras

PROJETO APROVADO - Município terá semana  de conscientização  de tratamento de  câncer e doenças raras


Na última reunião ordinária, realizada na quarta-feira, 23 de agosto, a Câmara aprovou, em segundo e último turno, o Projeto de Lei n° 32/2023, que tem como objetivo sensibilizar e incentivar a doação de cabelo em prol das pessoas em tratamento de câncer e doenças raras.

Assim, promulgada a lei, o Município celebrará, anualmente, no dia 27 de novembro, a semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que terá campanhas de conscientização e incentivo à doação de cabelos para as pessoas carentes em tratamento de câncer e doenças raras.

A lei estipula que os cabelos arrecadados serão destinados à confecção gratuita de perucas, vedada qualquer utilização comercial, com a possibilidade de participação de entidades representativas, ONGs e demais colaboradores.

Ainda durante a reunião ordinária, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, o Projeto de Lei n° 33, que denomina o nome Rua Medeiros e Costa, localizada em Medeiros. A lei, de autoria do vereador Nélio, atende à reinvindicação dos moradores daquele local de resolver a ausência de identificação, visto que não há comprovação de endereço e os moradores não conseguem atendimento das empresas prestadoras de serviços públicos.

Dando continuidade à reunião, foi lida a Moção de Aplausos à Corporação Musical Lira São Sebastião, de autoria do vereador Vinícius Rosa. A moção reconhece os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Corporação e seu compromisso com a “promoção da cultura, da música e do espírito comunitário”.

Durante a reunião, também houve participação na Tribuna Livre, mediante inscrição. A atual situação da Pedra Grande foi um dos assuntos levados até à tribuna. Em um prazo de 10 minutos, a população lembrou a situação de Brumadinho e ressaltou a necessidade da preservação e defesa do Pico e importância de transparência em relação aos processos relacionados. Outros assuntos também entraram em debate, como o desejo de que tenha o registro e transmissão das reuniões para que a população tenha acesso e possibilidade de exercer a cidadania e a importância de atenção às comunidades de Curtume, Vieiras e Samambaia, como as questões referentes às interferências minerárias.