PAEBM DA ARCELORMITTAL - Assembleia Geral para discutir medidas de reparação coletiva

PAEBM DA ARCELORMITTAL - Assembleia Geral para discutir  medidas de reparação coletiva
Em junho, a Comissão de Atingidos e Atingidas, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, os representantes do Município e a ArcelorMittal assinaram o TAP ao TAC 2, que estabelece as bases e princípios para a negociação final do segundo termo


Na próxima terça-feira, 29, às 18h30, acontece uma Assembleia Geral para deliberar sobre as medidas de reparação coletiva contempladas pelo Segundo Termo de Acordo Complementar (TAC 2).

A Assessoria Técnica Independente da Aedas (Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social) e a Comissão Representativa dos Atingidos e Atingidas pelo acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da ArcelorMittal convocou, pelas redes oficiais, todas as pessoas atingidas pelo acionamento do PAEBM no município para participar da reunião.

Conforme divulgado, a Assembleia será por videoconferência e o link será disponibilizado nas redes sociais da Aedas (https://www.facebook.com/aedasit/) e demais canais de comunicação utilizados pela Assessoria, como Grupos de Base, Coletivo de Coordenadores(as) e Comissão.

Em junho, os órgãos envolvidos haviam assinado o Termo de Acordo Preliminar (TAP) ao TAC 2, que estabelecia as bases e os princípios para a negociação final do acordo. A situação se prolonga desde fevereiro de 2019, quando foi acionado o PAEBM, alterando o cotidiano de várias famílias no Distrito de Pinheiros, principalmente. A participação das comunidades atingidas é necessária para a conquista de um processo justo e efetivo.