Mais de 300 indicações em 2023

Reportagem faz levantamento das principais indicações dos vereadores Roberto Carlos e Vinícius Rosa, que totalizam 68

Mais de 300 indicações em 2023


Dando continuidade à relação das principais indicações feitas pelos vereadores em 2023, a reportagem da FOLHA destaca as sugestões feitas pelos vereadores Roberto Carlos e Vinícius Rosa.

No último ano, a Câmara Municipal aprovou mais de 80 projetos legislativos no exercício parlamentar de 2023, sendo 70 leis ordinárias e 17 complementares, além de uma quantidade significativa de indicações.

As indicações funcionam como uma sugestão que o vereador faz ao Município, como na cobrança para a solução de problemas que afetam a população e sugestão de medidas de interesse público.

As 387 indicações contabilizadas, conforme dados do Legislativo, feitas individualmente ou conjuntamente com dois ou mais vereadores, variam entre intervenções e obras nas vias públicas, como iluminação e asfalto; coleta de lixo e limpeza da cidade; rampas de acesso e faixas elevadas em alguns locais; entre outros.

Quais foram as indicações?

O vereador Roberto Carlos de Camargos fez um total de 12 indicações. As indicações variam entre possibilidade de instalar um placar eletrônico no Estádio Municipal Marolão, no Bairro Pio XII; construção de uma passarela que conceda acessibilidade e segurança aos pedestres, com início no bairro Robert Kennedy ligado ao outro lado da rodovia, sentido Centro; e ampliação do trevo de Santa Terezinha, que dá acesso ao Parque de Exposições.

Também houve indicação para a possibilidade de isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) às pessoas portadoras de Hanseníase, Neoplasia Maligna, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer ou Esclerose Múltipla moradoras no município. E sugestão para a construção de grade de proteção em torno da lagoa do Parque do Lago.

Já o vereador Vinícius Henrique Araújo Rosa fez um total de 56 indicações. As sugestões variam entre criação e/ou parceria com um centro de ensino para a oferta de cursos pré-vestibular e preparatórios; instituição de uma feira livre no formato de quiosque que funcionasse durante a semana; e implantação de estações de bicicletas compartilhadas, com pontos na Praça da Matriz e na nova ciclovia que está sendo construída.

Também há indicações referentes ao serviço da saúde, como criação de um ponto de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em Santa Terezinha e em Pinheiros; e distribuição de uniformes para os profissionais da Zoonose e para os agentes da saúde.

Na área da educação, o vereador sugere a implantação de uma caixa para denúncias anônimas, de forma a conter o bullying e qualquer forma de preconceito dentro do ambiente escolar; concurso de gibis para os alunos; aquisição de kit “transitolândia móvel”; e construção de “cinemateca” e “brinquedoteca” no prédio do Espaço Cultural. O vereador também indica a doação do espaço do Espaço Cultural para sede da Academia Itatiaiuçuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA).

Também há sugestões sobre oferta de curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) aos profissionais da educação e obrigatoriedade de inclusão de intérprete da Libras em todos os eventos públicos de médio e grande porte do município.

O vereador também sugere a construção de uma praça no lote vago localizado próximo à ponte da Várzea, no Centro; construção de espaço de lazer, com campinho e academia ao ar livre, na área institucional localizada nas casinhas populares do Bairro São Francisco; e instituição de Programa Bolsa Universitária para os integrantes da Guarda Civil Municipal em cursos voltados para o setor de segurança pública e áreas afins.