IMPOSTO DE RENDA - Receita recebeu 41,1 milhões de declarações

Primeiro lote de restituição foi liberado em 31 de maio; o próximo lote é em 30 de junho

IMPOSTO DE RENDA - Receita recebeu 41,1 milhões de declarações
Reprodução Receita Federal


Cerca de 41.151.515 declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 foram entregues à Receita Federal até o final do prazo. Conforme divulgado pelo órgão, o resultado superou as expectativas iniciais de 39,5 milhões de declarações. Do total enviado, 24% foram no formato pré-preenchido; 57% no modelo simplificado; e 8%, retificadas.

Desde o encerramento do prazo, a Receita Federal está realizando a restituição seguindo uma ordem de prioridade: pessoas com idade acima dos 80 anos; acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave; cuja maior fonte de renda seja o magistério; que fizeram a pré-preenchida ou indicaram PIX para restituição.

O primeiro lote foi liberado no dia 31 de maio. Os lotes seguintes serão liberados para consulta em 30 de junho (segundo lote); 31 de julho (terceiro lote); 31 de agosto (quarto lote); e 29 de setembro (quinto lote).

Para os contribuintes que não entregaram a declaração dentro do prazo, a multa é de 1% ao mês, calculado sobre o valor do imposto de renda devido, com limite máximo de 20% do valor do imposto de renda. A multa mínima aplicada é de R$ 165,74, com prazo para pagamento de 30 dias. Após esse período, serão aplicados juros de mora, conforme a taxa Selic – a taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano.