CAMPEONATO BRASILEIRO - Cruzeiro Basquete é o grande campeão

Final teve presença de cerca de 5 mil pessoas nos 3 dias de disputa em Belo Horizonte

CAMPEONATO BRASILEIRO - Cruzeiro Basquete  é o grande campeão
Foto: Divulgação Redes Sociais/Cruzeiro Basquete


O Campeonato Brasileiro de Basquete 2023, organizado pela Confederação Nacional do Basketball (CBB), é do Cruzeiro Basquete! Nos dias 8, 9 e 10, aconteceu o Final Four do campeonato, que aconteceu na Arena Hall, em Belo Horizonte. Conforme divulgado, foram cerca de 5 mil torcedores nos 3 dias de competição, incluindo a torcida organizada do município, a Torcida Azul.

Além do Cruzeiro, as equipes AZ Araraquara, Liga Sorocabana e Basquete Santos, também foram para a final e tiveram a chance de levar o grande título. Na primeira disputa da final, na quinta-feira, 8 de junho, o Cruzeiro entrou em quadra com o Liga Sorocabana e venceu por 80x64. Já na sexta-feira, 9, o time foi derrotado pelo AZ Araraquara, por 67 a 66. 

O título de campeão veio na noite do sábado, 10, após a Raposa vencer o Basquete Santos em um jogo acirrado, com placar final de 67 a 66. O Cruzeiro encerrou a final com duas vitórias e uma derrota, vencendo o time Liga Sorocabana e o Basquete Santos e perdendo para o AZ Araraquara.

Além do título do Brasileirão, o Cruzeiro Basquete garante vaga no Sul-Americano de Basquete, conquistando uma jornada internacional, e acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), divisão de elite da modalidade no país.

Quem são os jogadores?

O Cruzeiro Basquete contou com o empenho de 12 atletas no campeonato. Eles são: Alex Oliveira, ala e atleta bicampeão brasileiro, que participou de 11 jogos no Brasileiro; Derick Machado, ala que jogou nas 14 partidas; Gabriel Emiliano, ala, também presente nos 14 jogos; Ze Carlos, ala/pivô, MVP e Reboteiro da competição, presente em 14 jogos; Matheus Leoni, armador, presente em 14 jogos; Pedro Teruel, craque e cestinha, presente em 14 jogos; Alexandre Ludwig, pivô, fez 14 jogos; Bruno Tameirão, armador que jogou em 5 partidas; Higino Duques, ala, presente em 7 partidas; João Cesar, pivô em 10 jogos; Rafael Mineiro, pivô em 9 jogos; e o Vitor Ibiapina, armador em 13 jogos.