BORDANDO MEMÓRIAS - Projeto social beneficia mais de 40 mulheres

Aula inaugural aconteceu na última semana, nas comunidades do Curtume e de Vieiras

BORDANDO MEMÓRIAS - Projeto social beneficia  mais de 40 mulheres
Foto: Divulgação Usiminas


O Projeto Bordando Memórias, destinado às mulheres de Itatiaiuçu das comunidades do Curtume e de Vieiras, teve a sua aula inaugural na última semana e contou com a participação de mais de 40 mulheres. A oficina conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A iniciativa oferece a oportunidade de geração de renda e compartilhamento de histórias por meio da arte. Além da oficina, o projeto também vai oferecer palestras sobre empreendedorismo artístico, mostra de cinema e exposição. As participantes irão receber certificado e bolsa auxílio como incentivo à economia criativa.

Artesã há 45 anos, Leni Aparecida Mendes, de 59 anos, conta a felicidade de participar do projeto. “No Bordando Memórias, nós aprendemos muito. E é muito bom ver o apoio da Mineração Usiminas para que o projeto aconteça e chegue às comunidades. Já trabalho há tempos com artesanato e somente aqui na cidade tive tanta oportunidade”.

Para o diretor-presidente da empresa, Carlos Rezzonico, o projeto cria oportunidades e fortalece o desenvolvimento das comunidades a partir do empreendedorismo e acesso das pessoas à arte. “Foi também uma experiência inesquecível perceber o envolvimento dessas comunidades com o projeto, contribuindo para a formação profissional e empreendedora, a partir da premissa sentimento de pertencimento local e economia criativa”, detalha.

O Bordando Memórias, criado em 2022, é um projeto itinerante que já passou por seis cidades brasileiras. A iniciativa incentiva a produção manual, a geração de emprego e renda e transformando a realidade de muitas mulheres que enxergam na arte uma possibilidade de trabalho e conexão com seu íntimo. Todas as ações podem ser acompanhadas pelo Instagram @projeto.bordandomemorias e site bordandomemorias.com.br.