ACESSO À PEDRA GRANDE - Mineração Usiminas cumpre liminar judicial

Empresa esclareceu continuidade de reuniões com as prefeituras de Itatiaiuçu, Mateus Leme e Igarapé

ACESSO À PEDRA GRANDE - Mineração Usiminas cumpre liminar judicial
Foto: Divulgação/Mineração Usiminas


A Mineração Usiminas já está cumprimento os termos da liminar judicial que determina a desobstrução da passagem que dá acesso ao Pico da Pedra Grande, localizado entre os municípios de Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme (Serra Azul). 

O cercamento da área do Pico, que é propriedade privada da empresa, é uma das medidas com foco na preservação do local. Em paralelo, devido sua importância cultural e histórica para a região, a Pedra Grande tem o seu tombamento e o cercamento é um impasse para as administrações municipais e para a empresa. Com a liminar, a Pedra Grande tem o seu acesso liberado, possibilitando entrada de todos os moradores e visitantes da região.

Conforme divulgado pela empresa, o mandado de reintegração foi entregue na última quinta-feira, 27 de julho, data em que o prazo para cumprimento da medida passou a valer. Na última semana, a Prefeitura de Itatiaiuçu divulgou em suas redes sociais oficiais o resultado da ação judicial, que determina multa diária no valor de R$ 10.000 caso a determinação seja violada.

A empresa também esclareceu à FOLHA que continua realizando reuniões com as prefeituras de Itatiaiuçu, Mateus Leme e Igarapé, onde o Pico está localizado, visando desenvolver uma maneira de ordenar o acesso ao monumento natural de forma segura, mantendo todas as ações com foco na conservação da Pedra Grande e de seu entorno, em conformidade com o seu compromisso com a preservação ambiental do local. Como já divulgado pela reportagem, uma das preocupações da empresa é a visitação descontrolada que acontece no local, contribuindo, na maioria das vezes, para a degradação do Pico, como a não contribuição com a limpeza do local e degradação ambiental. A Pedra Grande tem uma riqueza ambiental, com diferentes espécies de flora, como, por exemplo, Gomeira do Cerrado, Barbatimão, Ipê Amarelo, Jacarandá, Tingui Preto, Pequi, Bromélias, além de cavidades e recursos hídricos que contribuem para a riqueza biológica dessa região.