TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Itatiaiuçu entrega primeiras carteiras de identificação

Ciptea garante inclusão e acesso aos serviços públicos e privados por meio de documentação oficial

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Itatiaiuçu entrega primeiras carteiras de identificação
Foto: Sedese / Divulgação


Na última semana, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, realizou a entrega das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) do município. Conforme divulgado, foram entregues duas carteiras de identificação. 

O Ciptea, estabelecido por meio da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Autista (TEA), é o documento que contém informações de identificação da pessoa que possui o transtorno, contato de emergência e, caso tenha, informações de representante legal/cuidador para trazer mais segurança e autonomia para os beneficiários do serviço. O documento facilita a identificação da pessoa com TEA, propiciando mais agilidade e cuidado no acesso à serviços públicos e privados de saúde, educação e assistência social.

Disponível desde dezembro de 2021, o documento é um avanço, considerando os estigmas em torno das pessoas com autismo, prejudicando a sua inclusão social. Assim, com a carteirinha, essas pessoas podem, por exemplo, evitar filas, indicar as suas dificuldades, como em relação a barulho altos ou determinados sons, e ter um atendimento mais seguro e íntegro. 

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits sociocomunicativos, incluindo a comunicação não verbal, verbal, estereotipias, interesses restritos, dentre outros.

A emissão do documento é gratuita e deve ser solicitada nos serviços de assistência social e também nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI). O interessado deve acessar o Cidadão MG (https://cidadao.mg.gov.br/#/login), fazer o login via Gov.br e clicar no menu “Desenvolvimento Social”> “CIPTEA”> “Solicitar CIPTEA”. Para solicitar a emissão, é necessário o relatório médico contendo o diagnóstico, cópia da Carteira de Identidade do beneficiário e do responsável legal e fotografia 3X4.