PAEBM DA ARCELORMITTAL - Aedas promove oficina para os atingidos em Pinheiros

PAEBM DA ARCELORMITTAL - Aedas promove oficina para os atingidos em Pinheiros
Foto: Divulgação Aedas


Na última semana, a Assessoria Técnica Independente da Aedas (Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social) realizou algumas atividades referentes ao acionamento do PAEBM da ArcelorMittal, no município.

Desde o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), em fevereiro de 2019, quando o nível de emergência da barragem foi elevado para 2, acarretando na realocação da comunidade que vivia na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), a AEDAS tem prestado assessoria técnica independente aos atingidos.

Na última quarta-feira, 27, foi realizada uma Assembleia Geral com o objetivo de discutir: “Como deverá ser previsto no TAC 2 (Termo de Ajustamento de Conduta) e colocado em prática o formato de execução, gestão e monitoramento das medidas de reparação coletiva?”. A reunião aconteceu na Escola de Pinheiros, Avenida Manoel Pinheiro Diniz, 210, e contou com a participação da Assessoria e comunidade atingida.

Já no sábado, 23 de setembro, a comunidade participou de uma Oficina de Produção de Provas com os atingidos pelo acionamento do PAEBM. A ação aconteceu com o objetivo de instruir os moradores, já que, durante as negociações individuais, os núcleos familiares atingidos devem produzir provas dos danos sofridos com o acionamento do Plano, como perda de renda, aumento nas despesas, além de danos morais que podem ser adoecimento físico e mental, acesso a lazer a circulação, entre outros  Através da atividade, os núcleos familiares foram orientados a entender o que são estas provas, como produzi-las, quais provas são válidas e as etapas da produção de provas das negociações individuais.