Sem acordo na região do Curtume

Vereadores rejeitaram, por unanimidade, projeto que concederia trecho à Usiminas

Sem acordo na região do Curtume


O Projeto de Lei n° 15/2023, que pretendia conceder trechos do Município à Mineração Usiminas para a exploração minerária, foi rejeitado, por unanimidade, na última reunião ordinária, realizada na quarta-feira, 3.

O objetivo do projeto, como já anunciado pela FOLHA, era a concessão de áreas de exploração de minério nas estradas municipais IAT 310 e IAT 313 à empresa. Ou seja, nas estradas que ficam na região do Curtume, Samambaia e Quintas da Boa Vista, desde a MG-431.

A desafetação do local e todo o processo necessário para conceder à servidão está em discussão desde 2020 e, na semana anterior, foi realizado duas reuniões, com a empresa Usiminas e com a comunidade local, para discutir o empreendimento. No entanto, os vereadores não aprovaram o projeto e destacaram, durante a reunião, a responsabilidade e o impasse que o projeto representa. 

A comunidade já havia demonstrado o seu descontentamento com a possibilidade, por receio de serem prejudicadas em razão da dificuldade de acessar o outro lado. Houve tentativa de negociação e da possibilidade de uma via paralela, mas não foi possível. A proposta da Usiminas era de pagar o valor de R$ 5,2 milhões à prefeitura, indenização considerada adequada pela Comissão de Avaliação do Município.