Itatiaiuçu recebe 470 doses contra a Influenza

Itatiaiuçu recebe 470 doses contra a Influenza
Foto Fábio Marchetto/Divulgação SES


A campanha de imunização contra a influenza, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada em razão da proximidade do período de baixas temperaturas e aumento da circulação de vírus respiratórios. Na próxima segunda-feira, 25, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) dá início à campanha de vacinação e, conforme planejamento, vai até o dia 31 de maio. A estimativa é que 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários sejam imunizadas.

Distribuição de doses

Nesta semana, a SES recebeu 844 mil doses da vacina contra a influenza que serão distribuídas entre os municípios. Nesta primeira remessa, foram distribuídas mais de 50 mil doses na macrorregião. A estimativa na macrorregião de Saúde Oeste é que mais de 500 mil pessoas dos grupos elencados sejam vacinadas. 

Itatiaiuçu, uma das cidades incluídas na macrorregião, tem estimativa populacional para a campanha de 4.734 pessoas, recebendo 470 doses na primeira remessa. Os dados disponibilizados pela SES apontam um total de 119 bebês de 6 meses a 2 anos; 652 crianças de 2 a 6 anos; 2.280 de pessoas com mais de 60 anos; 89 gestantes e 15 puérperas; 13 indígenas vivendo fora da terra indígena; 2 quilombolas; 350 trabalhadores de saúde; 483 pessoas com deficiência permanente; 618 pessoas com comorbidades; 113 professores; e 1 pessoa em situação de rua.

Público prioritário

A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação: crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes e puérperas; trabalhadores de saúde; povos indígenas; quilombolas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.

Vacina segura

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Josianne Gusmão, a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

“A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas e três semanas depois da vacinação e apresenta, geralmente, duração de seis a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas e a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso ela deve ser realizada anualmente”, explica.

Influenza em Minas

Em 2023, conforme dados da SES, foram notificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza e 51 óbitos. No total, foram aplicadas 7.452.798 doses da vacina contra a influenza em Minas Gerais nos grupos prioritários, alcançando cobertura de 68,8% desse público. Em 2024, até fevereiro, foram 11 casos notificados da doença e um óbito.