Campanha da gripe termina abaixo da meta na cidade

Itatiaiuçu imunizou 79% do público-alvo; Minas Gerais alcançou 63,31%. Apenas 20% dos municípios atingiram 90%

Campanha da gripe termina abaixo da meta na cidade
Foto: Divulgação Painel LocalizaSUS


A Secretaria de Saúde (SES-MG) encerrou a 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza na última segunda-feira, 31 de julho, e alcançou 79,09% de todo o público prioritário de Itatiaiuçu. Cobertura que foi maior do que a de Minas Gerais, que chegou a 63,31% nos grupos prioritários, e na população indígena foi de 78,49%. Considerando todos os municípios, apenas 20,04% (171 cidades) atingiram a meta do Ministério da Saúde, de 90% de cobertura vacinal.

Em Itatiaiuçu, conforme dados extraídos do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS) - painel do LocalizaSUS, até o dia 31 de julho, cerca de 4.111 pessoas receberam o imunizante. Essa quantia representa 44,53% do total de moradores. Entre os grupos prioritários, os dados mostram que as únicas categorias que alcançaram mais de 90% foram o grupo de idosos (99,64%) e trabalhadores de saúde (98,98%). Os outros grupos tiveram cobertura de até 60%, sendo crianças (40,07%); gestantes e puérperas (42,55%); professores (58,41%). O painel também indica que a população alvo de pessoas com deficiência era de 507 e foram aplicadas 19 doses e a de pessoas com comorbidades era de 618 e foram aplicadas 407 doses.

A campanha, que teve início antecipado em abril e foi prorrogada até julho, teve como meta imunizar as crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas e com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, funcionários e população privada de liberdade e trabalhadores das Forças de Segurança e Forças Armadas.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ao contrário do que muita gente pensa, a Influenza pode ser adquirida a qualquer tempo e gerar complicações, como internações e óbitos.