Varíola dos macacos- Minas confirma quarta morte
Homem de 41 anos era de Ribeirão das Neves. Estado já registra 615 casos da doença
No último sábado, 6 de maio, Minas confirmou a primeira morte por varíola dos macacos registrada em 2023. Esse foi o quarto óbito confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desde o ano passado.
De acordo com a SES, o óbito foi notificado em 17 de abril e passou por investigação. A vítima foi um homem, de 41 anos, de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela SES, o estado já registrou 615 casos da doença confirmados por exames laboratoriais. Outros 2.487 foram descartados e há 81 casos suspeitos.
Os outros óbitos foram registrados em 24 de outubro de 2022, em um homem de Divinópolis; no dia 9 de outubro, em um homem residente em Pouso Alegre; e em 28 de julho de 2022, em um homem de Belo Horizonte, natural de Pará de Minas.
Vacinação
O Brasil já tem imunização contra a Varíola dos Macacos desde março, porém as doses ainda não estão disponíveis para todos. Na primeira fase, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, a dose está sendo aplicada apenas em soropositivos para o HIV/Aids, que têm risco maior para a doença.
Além disso, pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com pacientes suspeitos da doença, independente se confirmado ou não, também podem se vacinar, conforme avaliação da Vigilância Epidemiológica.