VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Itatiaiuçu registrou 43 denúncias em 2023

Dados disponibilizados pela Polícia Civil de Minas Gerais apontam estabilidade em número de casos em comparação com 2022

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Itatiaiuçu registrou 43 denúncias em 2023


Os casos de violência contra a mulher não são isolados e, apesar das legislações existentes, milhares de registros são divulgados pelos noticiários diariamente, que incluem ameaças, agressões e lesões, perseguições e até descumprimento de medidas protetivas. Nos primeiros cinco meses de 2023, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebeu 5% mais denúncias de violações quando comparados ao mesmo período do ano anterior. Em 2023, o estado teve 60.991 registros. Em 2022, entre janeiro e maio, foram 58.021, quase 3 mil denúncias a menos. 

Os dados são disponibilizados pela Polícia Civil de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e são extraídos a partir do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) e contemplam as ocorrências elaboradas pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícias (Civil, Militar, Rodoviária Federal). Os dados de maio são parciais.

Violência em Itatiaiuçu

Em Itatiaiuçu, o painel registrou 43 casos de violência entre janeiro e maio de 2023. E em comparação com o mesmo período do último ano, não houve crescimento no número de denúncias, quando foram registradas 44 ocorrências do tipo. Já em comparação com os anos anteriores, o município registrou um aumento de, em média, 33%. Em 2020, foram 35 registros nos primeiros cinco meses e, em 2021, foram 31. Esse aumento pode ser explicado pelo retorno à vida social após o período crítico da pandemia da Covid-19, aliado ao aumento de conhecimento das vítimas sobre o direito à proteção.

Ainda em relação às denúncias deste ano, os dados mostram que a maioria dos casos são referentes a ameaças, seguidas de agressão e lesão corporal. Também há casos de perseguição e descumprimento de medidas protetivas. 

Feminicídio

Os dados também apontam os casos de feminicídio, que é o assassinato de mulheres motivados pelo gênero. Até o momento, foram 70 feminicídios registrados e 57 tentativas deste tipo de crime no estado. Esse número representa uma queda de 17,53% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 71 feminicídios e 83 tentativas. O painel não registrou casos em Itatiaiuçu.