REDE PÚBLICA - Cadastro Escolar vai até esta segunda

Interessados devem se inscrever pela internet para assegurar a vaga. Renovação da matrícula para quem já estuda na rede estadual é automática

REDE PÚBLICA - Cadastro Escolar  vai até esta segunda


Estudantes mineiros que desejam ingressar na rede pública de ensino em 2024 ou aqueles que precisam mudar de escola devem estar atentos ao prazo do Cadastro Escolar. Conforme divulgado pela Secretaria de Educação (SEE), as inscrições devem ser realizadas até esta segunda-feira, 6 de novembro. 

A inscrição é exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Castro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem), no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Para garantir a vaga, é necessário preencher os campos com nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações. O candidato também precisa indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que pretende cursar. As famílias que não têm acesso à internet poderão procurar a escola da rede estadual no município.

Renovação

Um diferencial no processo de cadastro para o próximo ano letivo é que a renovação de matrícula é automática. Ou seja, para quem já se encontra matriculado e é frequente em uma escola da rede estadual de ensino, vai ter a vaga garantida na mesma unidade no ano que vem. 

Quem deve se cadastrar?

De acordo com a SEE, deve se inscrever no Sucem o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante. 

Já para aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

O encaminhamento para a matrícula dos alunos será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate com ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento;  V - aluno já integrante da rede pública de ensino; VI - aluno menor idade. Os resultados serão divulgados no dia 5 de dezembro.