ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024 - Romer já lidera nas pesquisas eleitorais

Atual vice-prefeito é o preferido para cargo de prefeito, conforme pesquisa feita entre os dias 16 e 18 de março e registrada na quinta-feira, dia 21

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024 - Romer já lidera nas pesquisas eleitorais


Uma pesquisa realizada pela empresa Resultado Pesquisa e Assessoria, entre os dias 16 e 18 de março, registrada sob o número MG-03621/2024, revela que o atual vice-prefeito Romer Soares é o preferido pela população de Itatiaiuçu para ocupar o cargo de prefeito. A pesquisa foi registrada no dia 15 de março e registrada e divulgada na quinta-feira, dia 21. 

De acordo com os dados levantados, que contaram com a participação de um bom número de pessoas no total, Romer lidera na pesquisa, com 56,3% das intenções de voto. Em seguida, estão Wagner Chaves, com 21,3%, e Nélio Chaves, com 13%. Wender do Juventino arremata a lista com 9,4% da preferência popular. 

Descrito por grande parte da população como o “homem do povo”, Romer Soares tem ganhado popularidade pelo seu carisma e abordagem inovadora, refletindo positivamente na avaliação pública. 

Outro dado significativo em relação ao atual cenário político é o índice de rejeição dos candidatos. A pesquisa mostra que o atual vice-prefeito tem índice de rejeição de 8%, o mais baixo entre todos os candidatos. Wender do Juventino, que possui baixa intenção de voto, tem rejeição de 34,4%. Em seguida, aparecem Wagner Chaves, com rejeição de 21,3%, e Nélio Chaves, com 17,2%. A quantidade da população ouvida que rejeita todos os candidatos é de 14,5%. 

Governo atual 

Além de apontar o preferido, a população avaliou o atual governo, que é chefiado por Adélcio Morais, ocupando o cargo de prefeito, e Romer, no de vice-prefeito. A aprovação da atual administração atingiu o patamar de 87,7%, o que indica uma satisfação geral com a administração vigente e, consequentemente, o desejo de continuidade nas políticas e iniciativas da gestão, como mostram os números nos gráficos acima. Outros 6,9% desaprovam a gestão e 4,9% “não sabem”. 

Além da satisfação com o atual prefeito, as pesquisas mostram que, caso Adélcio apoie oficialmente um candidato, 44,9% da população votaria no candidato apoiado. Para 32%, o apoio oficial não faz diferença no voto; para 15,7%, a escolha depende do candidato; 6,9% não votaria de jeito nenhum no candidato apoiado.

Aprovação para cargo de vice-prefeito

Durante a pesquisa, a população ainda indicou a melhor opção para atuar ao lado do prefeito, ocupando o cargo de vice-prefeito. Os números mostram popularidade para a vereadora e atual presidente da Câmara, Adriana Camargos, que liderou a pesquisa com 36%. Paulo da Grama aparece em seguida, com 12,3% de aprovação; seguido do atual vereador Henrique Samuel (8,9%); Guigo do Ilson Morais (6%); Faridinho (5,7%); Márcio Paulada (4,9%). Uma outra parcela de 16,9% está indecisa e não soube responder (16,9%), 6% não aprova nenhum candidato e outros 3,4% não respondeu.

Conforme registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a amostra utilizada de eleitores do município tem nível de 95% de confiança, apresentando margem de erro estimada de 5,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.