Novas regras para rótulos de alimentos

Novas regras para  rótulos de alimentos
Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil


Produtos que foram lançados há um ano terão que se adequar às novas regras para rótulos de alimentos. Desde a última segunda-feira, 9 de outubro, a nova regra está valendo. 

Os produtos terão que apresentar informações simples sobre os nutrientes com relevância para a saúde, como o teor de açúcar adicionado e quantidade de gorduras saturadas e sódio. As informações devem ser pretas e com fundo branco, para evitar contrastes que atrapalhem a legibilidade.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de mudanças na tabela de informação nutricional, devem ser adotados alertas, na parte frontal da embalagem, sobre alguns nutrientes. As mudanças buscam melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos, auxiliando o consumidor a decidir conscientemente o produto que deseja e devem ser adotadas por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte, agroindústria artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal.

A partir da mesma data, em 2025, as normas passam a valer para bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição dos rótulos.