SANEAMENTO BÁSICO - Nova licitação para construção da ETE

Operação do sistema está prevista para o ano de 2025. Projeto tem alcance de 20 anos e atenderá 100% da população

SANEAMENTO BÁSICO - Nova licitação para construção da ETE


A Prefeitura anunciou que vai contratar uma empresa especializada na implantação da Estação de Tratamento de Esgoto na cidade. Conforme edital divulgado, a empresa será responsável pela elaboração do projeto, estudos ambientais para a regularização ambiental e mão de obra para a implantação do projeto.

Em setembro, a administração realizou uma licitação para este objeto, no entanto ela foi anulada em decorrência de um erro material da localização da ETE, conforme documento oficial publicado em agosto.

A elaboração do projeto corresponde à fase final do projeto de limpeza do Rio Veloso. O tratamento do esgoto doméstico começou a ser executado em 2018 no município, com interceptação do esgoto e retiradas dos dejetos do Rio Veloso na extensão do córrego ao longo da cidade, impedindo que as águas chegassem ao rio. Além da conclusão das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) nos Distritos de Santa Terezinha e Pinheiros e em Itatiaiuçu, onde são projetadas para bombear o esgoto que chega até elas, garantindo o fluxo adequado do dejeto. A ETE corresponde à unidade onde esse esgoto será direcionado para a purificação e depois devolução das águas limpas ao rio, garantindo a não contaminação do solo ou das águas.

O município possui os serviços de abastecimento de água (COPASA); coleta e destinação de resíduos sólidos, sistema de esgotamento sanitário e sistema de drenagem urbana e manejo de águas pluviais, que são responsabilidade da Prefeitura Municipal. No entanto, não há qualquer tipo de tratamento no esgoto coletado.

Assim, segundo justificativa do documento, a implantação da ETE possibilita o tratamento dos efluentes domésticos, melhorando as condições sanitárias da população e as condições ambientais dos cursos d’água da região.

O trabalho será realizado em quatro etapas: Definição da concepção de tratamento que atenda a legislação vigente para lançamento dos efluentes; Elaboração de projeto básico e executivo da estação de tratamento; Construção da estação de tratamento, que trate adequadamente os efluentes gerados em sua área de abrangência; e Operação Assistida da Estação de Tratamento de Esgoto.

A Estação será implantada nas margens do Córrego Vermelho, próximo a BR-381, local que foi escolhido levando em consideração a topografia, distância próxima a área urbana, área de inundação e disponibilidade de área. 

Ainda de acordo com o projeto, o alcance previsto será de 20 anos contados a partir do ano de 2025, que será o primeiro ano de operação do sistema. Ou seja, o sistema terá alcance até o ano de 2044 e atenderá 100% da população. O valor estimado para contratação é de até R$ 31.905.137,80.