Itatiaiuçu: 61 anos de história

População celebrou a data com uma grande festa no Parque de Exposições

Itatiaiuçu: 61 anos de história
Ontem, dia 29 de fevereiro, toda a população se reuniu para celebrar o aniversário da cidade com uma grande festa no Parque de Exposições, com show dos cantores Matogrosso e Mathias e Dennis DJ - Foto divulgação


No coração de Minas Gerais, a cidade de Itatiaiuçu comemora, nesta sexta-feira, 1° de março, o seu 61º aniversário de emancipação política-administrativa. E, para celebrar esse marco, será realizada, hoje, às 9 horas, na Praça Antônio Quirino da Silva, a tradicional solenidade cívica, com a presença do Executivo e representantes do Legislativo e demais autoridades políticas.

Para a população, a Secretaria de Cultura realizou, na noite de ontem, quinta-feira, dia 29, uma grande festa no Parque de Exposições João Belo Andrade, com a presença da tradicional dupla sertaneja Matogrosso e Mathias e o compositor e DJ brasileiro Dennis DJ, conhecido por diversas faixas de funk carioca e funk melody.

História 

De origem indígena, na língua Tupi-Guarani, Itatiaiuçu significa: Pedra (ITA), Dentada (TIAIA), Grande (UÇU) -, nome que faz referência ao Pico da Pedra Grande, localizado entre os municípios de Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme (Serra Azul) e considerado um dos cartões postais da região, com grande importância cultural e histórica. 

Com sua história associada ao ouro, em meados do século XVII, os portugueses começaram a se instalar na região. Um século depois, por volta de 1830, por decreto imperial, Itatiaiuçu passa a pertencer ao município de Bonfim. Depois, por volta de 1900, os distritos de Itatiaiuçu e Itaguara (antiga Conquista) foram desmembrados de Bonfim e anexados a Itaúna.

A emancipação da cidade foi alcançada somente em 1963, através da atuação de autoridades políticas e locais, que se movimentaram e atuaram em conjunto por sua independência, que foi quando a cidade deixou de ser governada e subordinada a Itaúna e se tornou oficialmente um Município. 

“Esforços de todos os lados” conta Ilson Morais (foto)

Essa conquista só foi alcançada através dos esforços de diversos nomes. Ilson Morais, um dos prefeitos da história de Itatiaiuçu e que ainda muito jovem foi atuante na movimentação em 1963, contou à reportagem que, durante os esforços conjuntos para a emancipação, a não havia lado político e todos estavam em busca do mesmo objetivo: a independência da cidade.

Antônio Quirino da Silva, Levi Nogueira, Fábio Nogueira, Otávio Antunes Moreira, Cícero Rodrigues Chaves, Antônio Penido Guimarães, Ataídes Alves Guimarães, Anivair Silva, Otávio Penido Guimarães, Sivislau Antunes Moreira, Milton Penido, Aurélio Rodrigues Chaves, Raimundo Benedito de Faria, Geraldo Morais, Geraldo Borges, Jair Borges, José Francisco da Silva, o Juca Turco e o próprio Ilson Morais - figuras que, hoje em sua maioria, são saudosas, foram essenciais no processo.

Apesar do desejo de emancipação, Itatiaiuçu não tinha o número de casas exigidos por lei para ser de fato um município. Para isso, os líderes conseguiram reunir outras residências, que estavam nos arredores da cidade, para se unirem com a cidade e conquistarem sua independência.

Fábio Nogueira foi nomeado o primeiro interventor e, três meses depois, Itatiaiuçu realizou a sua primeira eleição municipal, elegendo Antônio Quirino da Silva (PDS) com 11 votos a mais do que o candidato da oposição Osvaldo Pedrosa (UDN) (1963-1967). Em 1966, Anivar Silva se candidatou ao cargo de prefeito, contra Oswaldo Pedrosa, e venceu a eleição. Neste mesmo ano, Ilson Morais se candidatou a vereador, e foi o mais votado da história do município até então e se tornou o primeiro presidente da Câmara (1966-1970). Ele se reelegeu ao cargo e ocupou a cadeira até 1972 - ano em que foi eleito prefeito da cidade pela primeira vez, exercendo o cargo até 1976 e, seis anos depois, ocupou novamente a posição. Nas eleições seguintes, o cargo de prefeito foi ocupado, respectivamente, por Jair Borges, Juventino Rodrigues (duas vezes) e, novamente por Ilson Morais, que exerceu o cargo até 2000 -, apoiando, nos anos seguintes, os prefeitos Wagner Chaves e Matarazo José da Silva e Adélcio Morais (atual prefeito).

“E hoje Itatiaiuçu é uma cidade das melhores para se viver na região e todos os ex-prefeitos, dentro das suas possibilidades, contribuíram para o engrandecimento da cidade”, finalizou Ilson Morais.

Qualidade de vida

Hoje, dividido em povoados e distritos, com 12.966 habitantes no total, conforme dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade se destaca na região pela boa qualidade de vida. Itatiaiuçu está na lista dos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil, ocupando a quarta colocação geral entre 5.570 municípios, com o PIB no valor de R$ 610.779,65 por pessoa. 

Por ser uma região responsável pela maior parte da extração de minério de ferro de todo o país, o município recebe uma parcela significativa da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), sendo o 14° município que mais arrecadou em 2023, impactando positivamente nos investimentos realizados em toda a cidade.

Já em relação ao trabalho e rendimento, em 2021, o salário médio mensal era de 3,7 salários-mínimos, com 40,73% de toda a população com ocupação profissional. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupa as posições 5 de 853 e 13 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficou na posição 38 de 5.570 e 196 de 5.570, respectivamente. 

Diversificação da economia

Além do setor minerário, com o objetivo de expandir e diversificar a economia local, em 2023, o município inaugurou o Programa Itatiaiuçu Conecta, programa de desenvolvimento econômico, proposto pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). Desde então, já foram realizados diversos cursos, capacitações e incentivos aos empreendedores locais, além do andamento da instituição do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), uma das maiores instituições de ensino técnico do país, que promoverá cursos técnicos de Eletrotécnica e Mecatrônica a partir de março.

Aspectos culturais

A cidade também se destaca pelos aspectos turísticos e culturais, que são tombados pelo Município, como o pico da Pedra Grande; o Cristo Redentor; a Cachoeira de São José, conhecida como Cachoeira dos Chaves; e a Igreja Matriz de São Sebastião, além da Praça Antônio Quirino da Silva, no Centro. 

Entre os projetos culturais desenvolvidos, se destaca a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu (ACIRPA), que, desde 2012, oferece um espaço adequado, através de convênio com a administração e inauguração do centro de artesanato, com a promoção de diferentes cursos de capacitação para seus associados e para as pessoas residentes no município. Além disso, nos últimos anos, a cidade tem conquistado credibilidade e confiança nos demais setores, como no setor da saúde, esporte e educação.