MINHA CASA, MINHA VIDA - Licitação para a construção de 150 casas populares

Imóveis serão construídos no Bairro Residencial Bem Viver, com recursos municipais no valor de mais de R$ 54 milhões. Previsão de conclusão das obras é em um ano e meio

MINHA CASA, MINHA VIDA - Licitação para a construção de 150 casas populares


Itatiaiuçu avançou mais um passo no projeto de construção de casas populares no município. Nesta semana, a administração tornou pública a licitação para a implementação de planos habitacionais com construção de unidades residenciais na cidade. Em outubro, a administração irá realizar uma licitação para contratação de empresa responsável pela elaboração do projeto e execução das obras previstas.

A construção de casas populares para famílias de baixa renda está em elaboração desde junho do ano anterior, quando a administração se reuniu com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG) para firmar parceria com o programa de consultoria habitacional. A parceria possibilitou ferramentas para o município conduzir de forma autônoma o processo de implementação dos conjuntos habitacionais. O programa foi viabilizado, na época, por meio do Programa Casa Verde Amarela – Parcerias, que havia sido reformulado pelo governo federal e que voltou a se chamar Minha Casa, Minha Vida em 2023.

Conforme consta no edital, a construção visa atender as necessidades da população carente do município, suprindo o déficit habitacional e proporcionando um local digno e apropriado para habitação. 

Serão construídas 150 casas no Bairro Residencial Bem Viver, que fica entre os bairros Robert Kennedy e o São Francisco, terreno doado pela Prefeitura para a implementação do projeto. Como noticiado pela FOLHA à época, no local há parquinho para as crianças, praça gramada, ruas pavimentadas e meio-fio. Para viabilizar a construção, a Companhia realizou vistoria do terreno, estudo de viabilidade social e está realizando acompanhamento de todo processo licitatório para a seleção da construtora. O edital também consta que deverá ser aplicado sistema de energia renovável no local.

O valor estimado de contratação é de R$ 54.479.718,84. A obra deverá ser finalizada em um período de 12 meses, o prazo de vigência do contrato é de 16 meses a partir da assinatura.