Estado realiza ações de prevenção

Estado realiza  ações de prevenção


O Governo de Minas está realizando diversas atividades como forma de prevenção à chegada do vírus H5N1, conhecida como gripe aviária. No último sábado, o Governo instituiu o Comitê Extraordinário de Prevenção e Enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, de caráter deliberativo, para definir medidas de prevenção e enfrentamento, que visa ações de caráter informativo e de orientação à população e setores produtivos.

Conforme divulgado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), nunca houve casos registrados em território mineiro. Até o momento, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou 64 focos da influenza nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

O IMA tem realizado vigilância em granjas avícolas, aumento de cadastros e fiscalizações em granjas de subsistência, distribuição de cartilhas educativas, além de exames em criatórios localizados em municípios que são parte da rota de aves migratórias, principais transmissores do vírus. Na última semana, o órgão começou a se organizar para realizar os diagnósticos PCR da Influenza e da Doença de Newcastle, que também afeta os plantéis de aves, em Belo Horizonte.

Além disso, o Instituto ressaltou que o consumo de carne de aves e ovos é seguro, conforme respaldado cientificamente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente. Em caso de suspeita da doença, o avicultor deve fazer uma notificação pelo WhatsApp (31) 9 8598-9611 ou (37) 3242-1284, pelo e-mail itauna@ima.mg.gov.br ou comparecer presencialmente na unidade seccional de Itaúna, que fica na Rua Silva Jardim, 888, Centro. A lista completa de todas as unidades está disponível em http://www.ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades.