Amisa divulga lista de iniciativas aprovadas
Nove projetos receberão apoio de até R$ 5 mil, suporte técnico e mentoria. Execução está prevista no período entre julho e dezembro
A Amisa (Associação das Mineradoras da Serra Azul) divulgou a lista dos projetos locais que receberão o seu apoio, através do Edital Socioambiental e Cultural, que seleciona iniciativas que contemplam áreas como cultura e patrimônio, educação, meio ambiente e desenvolvimento social. Os projetos selecionados são abertos à participação das comunidades da região de Serra Azul e serão executados entre os meses de julho e dezembro de 2024, com recurso próprio da Amisa. A expectativa é que mais de 1.000 pessoas sejam beneficiadas.
Os projetos contemplam as regiões de Ponta da Serra, Quintas da Boa Vista, Capão do Rosa, Samambaia, Curtume e Quintas do Itatiaia (Polo 1); Vieiras, Pinheiros e Lagoa das Flores (Polo 2) e Serra Azul, Alto da Boa Vista, Freitas de Baixo, Freitas de Cima, Povoados dos Gordos e Varginha (Mateus Leme e Itaúna).
Os projetos para o Polo 1 são: Projeto Impressão das Mãos, Projeto Cultivando Sustentabilidade, Projeto Sementes e Projeto Reconstrução do Pergaminho; para o Polo 2: Projeto IntegrAr-te e Projeto Aluno Brilhante! Escola Fascinante; e para o Polo 3: Projeto Captação Sustentável de Água na Escola, Projeto Seu Lixo é Útil e Projeto Caminhos da Água.
A Associação reforça que a aprovação não implica automaticamente na implementação ou repasse de recursos pela Amisa. A efetivação dos projetos dependerá da assinatura do instrumento jurídico específico para cada um, garantindo os recursos conforme acordado entre as partes.
De acordo com o edital, as propostas selecionadas receberão um aporte financeiro de até R$ 5.000,00 além de suporte técnico, nas fases de elaboração e execução do projeto, para o cumprimento das metas, padrões e exigências previstas no contrato de patrocínio.
A análise das propostas foi conduzida por um comitê multidisciplinar, composto por membros das associadas da AMISA, representantes da sociedade civil e/ou do poder público, com o apoio técnico de consultoria especializada.