PRÊMIO MUNICÍPIOS MINERADORES - Itatiaiuçu é a única na categoria Finanças Públicas

Premiação nacional será realizada na segunda-feira, 18 de maio, em Brasília

Itatiaiuçu foi selecionado entre os 16 finalistas da terceira edição do Prêmio Municípios Mineradores, iniciativa que reconhece boas práticas de gestão pública em cidades brasileiras com forte atividade mineral. A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 18 de maio, em Brasília.

O grande destaque de Itatiaiuçu está na categoria “Finanças Públicas”, sendo o único município brasileiro a atingir a nota técnica exigida pelos critérios da avaliação. A categoria foi a única da premiação com apenas um município reconhecido, reforçando o desempenho da cidade na gestão financeira.

A avaliação analisa indicadores que medem a saúde financeira dos municípios, como equilíbrio fiscal, qualidade dos gastos públicos e capacidade de investimento. Entre os critérios observados estão autonomia fiscal, proporção de despesas correntes, gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (RCL), liquidez, capacidade de investimento e situação previdenciária.

Outra categoria que Itatiaiuçu teve, conforme divulgado, é a de Infraestrutura, que avalia gastos com urbanismo sobre despesas totais, acesso à água, acesso ao esgoto, iluminação pública, vias pavimentadas e cobertura de internet 4G. Itabira e Sarzedo também foram destaque nessa categoria.

Com o tema “Minerando Futuros”, o prêmio busca reconhecer municípios que utilizam a mineração como ferramenta estratégica para promover desenvolvimento econômico, fortalecer a governança pública e ampliar a oferta de serviços à população. A proposta também destaca experiências de gestão capazes de transformar a arrecadação mineral em melhorias concretas na qualidade de vida dos moradores.

A premiação é promovida pela Agenda Pública e pelo Instituto Brasileiro de Mineração, com idealização do Ministério de Minas e Energia. Nesta edição, os municípios foram avaliados em oito categorias: saúde, educação, proteção social, meio ambiente, finanças públicas, infraestrutura, desenvolvimento econômico e gestão.

Os 16 municípios finalistas estão distribuídos entre Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Pará. Entre as cidades mineiras selecionadas estão Itabira, Nova Lima, Ouro Preto, Sarzedo e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Ao reconhecer experiências de boa governança em municípios mineradores, a iniciativa reforça o papel da mineração como vetor de desenvolvimento sustentável, geração de empregos, fortalecimento das políticas públicas e diversificação econômica.