Pacientes poderão escolher hospital para cirurgias
Em breve, todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais poderão escolher o hospital para a realização de cirurgias eletivas. Na última semana, o Governo de Minas, através da Secretaria de Saúde, deu início ao Projeto SUS Escolha, que permite que os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas optem pelo hospital, permitindo maior envolvimento com o tratamento de saúde e a avaliação dos serviços prestados. O projeto piloto teve início no dia 21 de novembro, em Montes Claros, no Norte de Minas, e, em breve, estará disponível em todos os municípios.
“A melhora dos fluxos é fundamental para garantir o acesso oportuno aos tratamentos de saúde. A expectativa é que haja uma qualificação do atendimento prestado ao cidadão, já que o serviço será avaliado. Com o SUS Escolha, o paciente terá mais autonomia e aproximação com o cuidado e atendimento que vai receber”, ressalta a subsecretária de Acesso a Serviços de Saúde da SES-MG, Juliana Ávila.
A diretora de Estratégias em Regulação Eletiva da SES-MG, Ludmilla Diniz Silva, garante que os fluxos regulatórios serão observados e a ordem da fila de espera das cirurgias continuará sendo seguida, independente da escolha do hospital. “Assim que for liberada a cirurgia pelo SUS, o paciente terá cinco dias para fazer a escolha e, caso não queira optar por algum prestador, será encaminhado e atendido com a mesma eficiência, já que a fila é única e o processo vai seguir o fluxo já estabelecido na regulação”.
Conforme divulgado, os profissionais que atuam na regulação municipal serão treinados quanto ao uso e operacionalização da ferramenta digital. A execução do piloto será acompanhada por seis meses, quando será avaliada a expansão para todo o estado.