COVID - Itatiaiuçu já começou a aplicar vacina bivalente
Imunizante oferece proteção extra contra as variantes da Covid-19. Cidadão que está com qualquer dose atrasada deve ir ao posto de saúde
A Prefeitura começou, na última sexta-feira, 17, a imunização contra a Covid-19 com a Pfizer Bivalente em pessoas acima de 70 anos. Conforme divulgado, a aplicação aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde com o estoque disponível. Para saber se ainda há vacinas, o interessado deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
A imunização com a vacina bivalente é necessária, pois oferece uma proteção extra contra as variantes da Covid-19, como a Ômicron. Na última semana, o Ministério da Saúde reforçou a importância de completar o ciclo vacinal. Como mostra o boletim Infogripe, da FioCruz, as hospitalizações por casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), associadas à Covid-19, cresceram em todo o Brasil. O boletim registrou esse aumento tanto na população adulta quanto em crianças e adolescentes.
Na primeira etapa da campanha de vacinação com a bivalente, a aplicação é direcionada ao grupo prioritário de idosos acima de 70 anos, pessoas com imunossupressão, indígenas e quilombolas. No entanto aqueles que ainda não receberam as duas primeiras doses ou a terceira e quarta de reforço devem ir até o posto com o cartão de vacinação para receber a vacina monovalente.
Ainda conforme a Fiocruz, com estudo realizado com 1,5 mil pessoas, após seis meses de imunização com a segunda dose, os anticorpos caíram entre os pesquisados. Já com o reforço na imunização, houve aumento considerável da proteção contra o coronavírus.
Em março, o governo federal pretende expandir a dose bivalente para toda a população acima de 12 anos de idade.