Mineração Usiminas expande Programa Mina D´Água

Companhia visa ampliar o trabalho de recuperação de nascentes e revitalização da mata ciliar na região da Serra Azul

Mineração Usiminas expande Programa Mina D´Água
Foto: Divulgação Mineração Usiminas


Com o objetivo de ampliar o trabalho de recuperação de nascentes e revitalização da mata ciliar na Região da Serra Azul, a Mineração Usiminas vai expandir o Programa Mina D’Água, que atua na região.

Na última semana, a empresa lançou o edital para a expansão do programa, em que todos os interessados, inclusive representantes das comunidades envolvidas, poderão aderir ao processo de expansão em 2024. 

O projeto Mina D’Água é executado nas Áreas de Preservação Ambiental (APP) da empresa e consiste em cercamento, aceiro e combate às pragas e aos invasores, além do plantio de espécies nativas. As ações realizadas promovem a melhoria na qualidade e quantidade de recursos hídricos na região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região, além de atividades produtivas.

“Criamos o Mina D´Água com o propósito de reforçar a nossa atuação para conservação da biodiversidade e a proteção dos mananciais hídricos. Queremos fortalecer esse trabalho, contribuindo cada vez mais com o equilíbrio ambiental, por meio de ações contínuas e estratégias bem delineadas”, afirma o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.  

Conforme divulgado, a iniciativa é voltada a produtores rurais, proprietários ou posseiros de imóveis rurais, para recuperação de áreas localizadas em APP e/ou em locais de recarga hídrica (mata ciliar). Podem participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos e pessoas físicas cujas propriedades que estejam localizadas nas comunidades da região.

As cidades contempladas são: Itatiaiuçu (Pinheiros, Vieiras, Vargem das Flores, Capoeira Cumprida, Curtume, Samambaia, Quintas da Boa Vista, Capão do Rosa, Ponta da Serra, Quintas do Itatiaia, Sede, Rio São João e Viamão), Mateus Leme (Alto da Boa Vista, Serra Azul, Varginhas, Santo Antônio, Povoado dos Gordos, Freitas de Baixo), Igarapé (Região Vista da Serra e Batatal) e Rio Manso (Morro da Onça).

As propriedades selecionadas serão contempladas com intervenções para isolamento, aceiros e limpeza, a partir da avaliação da equipe técnica, coveamento e adubação, combate às formigas e cupins, além do plantio de mudas.

“Acreditamos que juntos podemos potencializar os esforços em prol da sustentabilidade, promovendo não apenas o crescimento econômico, mas, também o desenvolvimento consciente e harmonioso com o meio ambiente. Por isso, ao lançar este edital, convidamos parceiros e organizações comprometidas com a preservação ambiental a se unirem conosco nesta nobre causa”, reforça Yuri Azevedo.

Como participar?

De acordo com edital divulgado, as inscrições dos interessados em receber os recursos disponibilizados por meio do projeto poderão ser feitas até o dia 17 de fevereiro.

O interessado deve preencher formulário disponível no edital e enviar para o e-mail meioambiente.musa@usiminas.com. O edital completo está disponível em https://online.fliphtml5.com/zensd/obin/#p=12.