Itatiaiuçu completa 60 anos de emancipação

Solenidade cívica celebra aniversário, com rua de lazer para as crianças e apresentações musicais

Itatiaiuçu completa 60 anos de emancipação

Na próxima quarta-feira, 1° de março, Itatiaiuçu vai comemorar o seu 60º aniversário de emancipação político-administrativa, quando se tornou de fato um Município independente na administração de seus recursos e nas decisões políticas. E para celebrar esse marco, a Prefeitura Municipal vai realizar uma solenidade cívica, que acontecerá no dia do aniversário, às 9h30, na Praça Antônio Quirino da Silva, no Centro.

Conforme divulgado pela administração, haverá hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Itatiaiuçu, acompanhado pela execução do Hino Nacional. Como destaca a prefeitura, é uma alegria para a cidade poder voltar a comemorar o seu aniversário, visto que, por dois anos consecutivos, não houve festas em razão da pandemia da Covid-19.

Assim, na parte recreativa, o evento contará ainda com apresentação da Banda Lira São Sebastião e do Coro Palestrina de Itatiaiuçu. E haverá um espaço de lazer para as crianças, com atividades recreativas, como futebol de sabão, tobogã gigante, pula-pula, piscina de bolinhas, guerra de cotonetes, touro mecânico, pipoca, algodão doce e trem da alegria. As atividades infantis vão começar às 8h e se encerrar às 16h.

Trabalho em conjunto

A emancipação de Itatiaiuçu, alcançada em 1963, foi resultado de um trabalho em conjunto, conquistado a muitas mãos por sua gente, pessoas importantes na história da cidade, que então deixou de ser governada subordinada a Itaúna e se tornou oficialmente um Município. Essa independência só aconteceu em razão dos esforços de políticos e autoridades locais, como Antônio Quirino da Silva, Levi Nogueira, Fábio Nogueira, Otávio Antunes Moreira, Cícero Rodrigues Chaves, Antônio Penido Guimarães, Ataídes Alves Guimarães, Anivair Silva, Otávio Penido Guimarães, Sivislau Antunes Moreira, Milton Penido, Aurélio Rodrigues Chaves, Raimundo Benedito de Faria, Ilson Morais da Silva, Geraldo Morais, Geraldo Borges, Jair Borges, e José Francisco da Silva, o Juca Turco, a mais importante liderança política da comunidade à época - figuras que, hoje, são saudosas.

Após a conquista, Fábio Nogueira foi o intendente que assumiu o governo municipal por seis meses até a posse de Antônio Quirino. Os demais prefeitos foram Anivair Silva, Geraldo Borges Ribeiro, Ilson Morais da Silva (três mandatos não consecutivos), Geraldo da Silva Morais, Jair Borges, Juventino Rodrigues (dois mandatos não consecutivos), Wagner Mendonça Chaves (dois mandatos consecutivos), Matarazo José da Silva (dois mandatos consecutivos e dois como vice) e o atual prefeito, Adélcio Morais, que já foi vereador, está cumprindo o primeiro mandato. 

Ao longo dos anos, com o trabalho das lideranças municipais, o município tem muito o que comemorar, com grandes conquistas e avanços em diversas áreas, se tornando reconhecido na região. Com 11.354 habitantes, o município se destaca pela boa qualidade de vida. Conforme pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), Itatiaiuçu tem a quinta maior renda média na região. Com uma média de R$ 728,00, o município ocupa a posição 161º em relação ao estado de Minas Gerais. Ainda em relação à qualidade de vida, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aponta, conforme levantamento de 2010, a cidade tem desenvolvimento médio, de 0,677, número que é o dobro da primeira avaliação de 1991 (0,373). De acordo com o último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Itatiaiuçu fechou o ano de 2022 como a maior empregadora da região, superando os municípios de maior porte. Os números mostram que foram criadas 1.094 novas vagas durante os meses. 

Em relação à parte educacional e cultural, a cidade também tem se destacado. Conforme dados do IBGE, cerca de 96,7% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos têm escolarização. Com nota média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 5,9 nos anos iniciais e 5,5 nos anos finais, o município se destaca, visto que tem a 20ª melhor posição na região. No quesito Trabalho e Rendimento, o vencimento médio mensal do itatiaiuçuense, conforme dados do IBGE de 2020, é de 3.3 salários mínimos, o 20º melhor rendimento na região.