FUNDO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - Prefeitura assina convênio com o BDMG
Como gestor, banco vai conceder crédito diferenciado. Objetivo é atrair empresas de diferentes setores para Itatiaiuçu
Itatiaiuçu deu mais um passo no desenvolvimento e diversificação da economia no município. Na última segunda-feira, dia 2, o prefeito Adélcio Rosa e o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Gabriel Viégas Neto, assinaram o convênio para gestão do Fundo de Desenvolvimento Econômico, criado pela gestão municipal. O diretor de atração de investimentos da Investminas, Ronaldo Barquette, também participou da reunião de assinatura.
A ação faz parte do Itatiaiuçu Conecta, iniciativa que busca a atração de novos negócios para o município e consolidação dos empreendimentos já existentes na cidade. O Fundo recebeu um aporte inicial de R$ 30 milhões. Conforme divulgado, o banco poderá triplicar esse valor em oferta de financiamento com condições muito competitivas. A gestão do fundo vai permitir ao banco oferecer às empresas com faturamento bruto anual acima de R$ 16 milhões, crédito em condições especiais, como taxa Selic, carência de até 24 meses, sendo o prazo total de pagamento de até oito anos.
“Com a criação do Fundo de Desenvolvimento para atrair médias e grandes empresas para Itatiaiuçu, ampliamos o nosso apoio aos municípios mineiros. Além do financiamento de projetos, agora também apoiaremos a atração de investimentos estratégicos para a cidade. Além disso, com essa iniciativa, será possível expandir e atender outros municípios interessados que também buscam diversificar a atividade econômica”, explica o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
Para o diretor da Invest Minas, “os municípios, como destino final dos empreendimentos, são fundamentais para o processo de atração de investimentos, por isso, precisam estar em consonância com as políticas públicas do Estado. A iniciativa de criação desse fundo é um grande diferencial e que certamente irá atrair a atenção de investidores de diversas outras cadeias produtivas, promovendo a geração de empregos e o desenvolvimento local”, ressalta Ronaldo Alexandre Barquette.
Os novos investimentos ampliarão a disponibilidade de vagas de emprego na cidade, uma vez que as empresas que buscarem financiamento deverão utilizar mão de obra local.
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiauçu